Detran-AM disponibiliza aplicativo ‘Mãos no Volante’ para auxiliar na segurança do trânsito

Aplicativo "Mãos no Volante", no site do Detran-Am/Foto: Reprodução
Aplicativo "Mãos no Volante", no site do Detran-Am/Foto: Reprodução
Aplicativo “Mãos no Volante”, no site do Detran-Am/Foto: Reprodução

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) disponibilizou em sua página na Internet (www.detran.am.gov.br), o aplicativo  “Mãos no Volante”, como uma ferramenta para smartphones lançada pelo Ministério das Cidades, e que tem o objetivo de auxiliar na segurança do trânsito no Amazonas.

A divulgação do aplicativo foi uma das ações programadas do movimento “Maio Amarelo – Transito Seguro: Direito de Todos”, lançado hoje, terça-feira (06), pelo Detran-AM. “Será um mês dedicado às ações de conscientização sobre as boas práticas no trânsito”, anunciou o diretor-presidente do órgão, Leonel Feitoza.


De acordo com Feitoza, durante todo o mês de maio, serão realizadas ações educativas nas ruas e avenidas, escolas, órgãos públicos, entidades e instituições parceiras do Detran-AM.  Também neste período, a sede do Detran-AM e os principais monumentos e órgãos públicos da cidade de Manaus também vão ganhar iluminação na cor amarela.

Feitoza explicou que a programação do “Maio Amarelo – Transito Seguro: Direito de Todos” foi pensada para atingir todos os públicos. Até o dia 30 de maio, as equipes de educação estarão nas principais ruas e avenidas da cidade, distribuindo material informativo e conversando com pedestres e condutores sobre as atitudes corretas para um trânsito seguro. Também durante todo o mês de maio, os usuários que forem em busca de atendimento na sede do órgão ou nos postos que funcionam nos PACs receberão material informativo sobre o movimento “Maio Amarelo”.

Aplicativo “Mãos ao volante” – O dirigente explicou que, ao baixar o aplicativo na página do Detran-AM, o motorista não poderá atender o celular enquanto estiver dirigindo, pois o aparelho não irá tocar. As pessoas que ligarem ou enviarem mensagens de texto, via WhatsApp ou outro aplicativo de comunicação,  perceberão que a ligação será cancelada e na sequência receberão uma mensagem informando que o destinatário está ao volante. O motorista poderá checar as ligações recebidas no final da viagem.

A resposta automática poderá ser personalizada, mas virá com um modelo padrão que diz: “Estou dirigindo no momento. Ligo mais tarde”. O aplicativo está disponível para download no sistema Android.

Leonel Feitoza argumenta que o uso do aplicativo vai evitar que o motorista atenda indevidamente o celular enquanto estiver no trânsito, considerada hoje uma das principais infrações cometidas na cidade de Manaus. Ele cita que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso do celular é a principal distração do motorista e aumenta em até 400% os riscos de acidentes.

Artigo anteriorVereador quer melhores condições para o transporte de pessoas com deficiência
Próximo artigoJovens cumprindo medidas socioeducativas participam de Torneio de Futsal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui