Dia mundial do café: a bebida perfeita para acompanhar a culinária amazonense

Foto: Acervo/Amazonastur

Em comemoração ao Dia Mundial do Café, a Amazonastur preparou uma matéria especial sobre o consumo da bebida no Amazonas


Neste dia 14 de abril, que celebra o Dia Mundial do Café, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) mostra que o estado vai além das receitas do café da manhã regional e vem sendo destaque na produção e plantio de cafés especiais. Na cidade de Apuí, no sul do estado, destaca-se o primeiro café agroflorestal produzido de forma sustentável na Amazônia brasileira.

Com uma vegetação densa e clima quente e úmido, o Amazonas se tornou o local ideal para o cultivo sombreado do café. Essa forma de cultivo garante ao café da região mais qualidade e sabor, resultando em uma bebida encorpada e intensa.

“Posso dizer que a peculiaridade, o grande diferencial do café [Apuí] é o seu sistema produtivo, que permite tanto a regeneração da floresta quanto o aumento da qualidade do café, que é o sistema agroflorestal, basicamente a junção de agricultura mais floresta. Por isso que ele chama Café Apuí agroflorestal”, disse Jonatas Machado, diretor comercial da Amazônia Agroflorestal, empresa incubada no Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam) para comercialização do Café Apuí.

A dica imperdível para quem visita o destino Amazonas é saborear o café da manhã amazonense, que vai muito além da tradicional tapioca e conta, também, com sanduíches que levam ingredientes típicos da floresta. Entre os sanduíches, o preferido da população local é o famoso X-Caboquinho, servido tradicionalmente com café quentinho, incluindo em sua receita pão francês, lascas de tucumã (fruta típica da região amazônica), banana da terra frita e queijo coalho. Como prova de sua popularidade, em 2019, foi aprovado um projeto de lei que o tornou patrimônio cultural e imaterial da cidade de Manaus, capital do Amazonas.

O X-Caboquinho, pupunha, cará roxo, tapioca, beiju, banana frita, bolo de macaxeira. Não importa qual o seu item preferido para o desjejum, a combinação perfeita será sempre um café quentinho. E para experimentar todos esses sabores na capital amazonense, Manaus, a nossa dica é visitar o Mercado Municipal Adolpho Lisboa.

Localizado às margens do Rio Negro, no centro da cidade, o Mercado foi inaugurado em 1883 e conta com uma infinidade de banquinhas que servem o melhor da culinária local. Outra dica imperdível é visitar a Feirinha da Avenida Eduardo Ribeiro. A feira ocorre todos os domingos no horário da manhã, no centro histórico de Manaus. No local é possível se deliciar com os diversos pratos que compõem a primeira refeição do amazonense, e se encantar com o artesanato local, presente em diversas barracas ao longo da via.

Artigo anteriorBairro Nova Vitória recebe 60 toneladas de tambaqui do programa Peixe no Prato
Próximo artigoPresidente da Aleam chama atenção para a importância da educação inclusiva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui