Dilma pede aos novos ministros que ‘façam mais com menos recursos’

Dilma dá posse aos novos ministros/Foto: Lula Marques

A presidente Dilma Rousseff pediu hoje, segunda-feira (05), aos novos dez ministros de seu governo que “trabalhem mais”, que sejam mais eficientes e que “façam mais com menos recursos”.
Na cerimônia de juramento dos novos ministros, realizada no Palácio do Planalto, Dilma também lhes recomendou que “dialoguem muito” com a sociedade e com os partidos políticos e que “trabalhem juntos, em cooperação, unidos para o Brasil voltar a crescer logo preservando direitos e fazendo o nosso reequilíbrio fiscal”.


A presidente lembrou os dois motivos que a levaram na semana passada a realizar uma profunda reforma de seu gabinete: melhorar a “eficiência” do Estado e “garantir mais equilíbrio” entre as forças que compõem a coalizão de governo.

O PMDB foi o partido mais beneficiado na reforma, principalmente em termos qualitativos, já que assumiu várias das pastas com maior orçamento.

Na última sexta-feira, Dilma anunciou uma reforma que reduziu de 39 para 31 o número de ministérios, aumentou o poder do PMDB (passou de seis para sete ministérios, incluindo o da Saúde) e diminuiu o do PT (de 13 para 9 pastas).

Quatro ministros são novos no governo: Marcelo Castro (Saúde), Celso Pansera (Ciência e Tecnologia), André Figueiredo (Comunicações) e Nilma Gomes (Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos).

Outros seis mudaram de funções: Jaques Wagner deixou o Ministério da Defesa e assumiu a Casa Civil, pasta na qual substitui Aloizio Mercadante, quem assumiu o Ministério da Educação. Por sua vez, Aldo Rebelo mudou de Ciência e Tecnologia para Defesa.

Além disso, Miguel Rossetto deixou a extinta Secretaria-Geral para assumir o Ministério do Trabalho e Previdência Social, e Ricardo Berzoini passou a comandar a nova Secretaria de Governo, que fundiu as atribuições da Secretaria-Geral, do Gabinete de Segurança Institucional e das secretarias de Relações Institucionais e da Micro e Pequena Empresa.(Terra/EFE)

Artigo anteriorSantos e Palmeiras decidem em casa, as semifinais da Copa do Brasil
Próximo artigoAGU entrega documento pedindo para afastar relator do TCU

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui