Diretora de penitenciária é exonerada após fuga em massa: entenda o caso

Foto: Recorte

O governador Rafael Fonteles (PT) tomou uma decisão enérgica nesta segunda-feira (19) ao exonerar Denyse Costa e Silva do cargo de diretora da Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez, em Bom Jesus, no Sul do Piauí. Essa medida vem após uma fuga em massa ocorrida na unidade prisional no último domingo (18), onde 17 detentos utilizaram uma barra de ferro para quebrar cadeados e escapar. Até o momento desta atualização, quatro fugitivos já foram recapturados.


Além da diretora, o gerente adjunto Denis Ferreira de Sousa também foi exonerado do cargo. A fuga dos 17 detentos, que incluía indivíduos considerados perigosos e ligados a facções criminosas, gerou um alerta crítico na segurança do estado, que já enfrenta um aumento nos índices de violência.

Na manhã desta terça-feira (20), as autoridades conseguiram prender dois dos fugitivos: Rafael do Nascimento da Silva, em Cristino Castro, e Rosivaldo Florentino Costa e Silva, localizado em Canto do Buriti. Já na segunda-feira (19), Jociel da Silva e Anderson da Costa foram recapturados na cidade de Currais, situada a 8 km de Bom Jesus. A fuga em massa aconteceu durante a noite de domingo (18), quando os detentos estavam todos em uma única cela e utilizaram uma barra de ferro para escapar.

O Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Justiça (SINPOLJUSPI) destacou que a penitenciária de Bom Jesus está operando com um número de detentos que excede em mais do que o dobro de sua capacidade. Com apenas 76 vagas disponíveis para presos, a unidade atualmente abriga pelo menos 189 indivíduos. Em média, segundo apurado pela reportagem, são apenas 3 a 4 policiais penais por plantão, o que representa um desafio adicional para a segurança da unidade.

Em resposta à situação, a Secretaria de Justiça do Piauí (SEJUS) informou ao A10+ que a penitenciária de Bom Jesus será temporariamente comandada pelo Grupo Tático Prisional (GTP). As equipes estão em diligência na tentativa de localizar e prender os outros 13 foragidos, enquanto medidas adicionais estão sendo planejadas para lidar com a superlotação e melhorar a segurança na unidade prisional.

Fonte: Portal 10 Mais

Artigo anteriorPolícia aprender 1,5 tonelada de drogas e fuzis no Parque das Laranjeiras
Próximo artigoManaus é vice-campeã entre as cidades com piores motoristas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui