Divulgada a programação da Semana da Pátria e do Amazonas, em Manaus

marcam a abertura das comemorações/Foto:
marcam a abertura das comemorações/Foto:
                    Desfiles marcam a abertura das comemorações/Foto: Eduardo Cavalcante

Serão abertas, oficialmente, na próxima quinta-feira (01/09), as atividades da Semana da Pátria e do Amazonas 2016, que leva o tema “Educação transformando a vida das pessoas no Amazonas”, com as programações cívicas direcionadas para estudantes e a comunidade em geral, com or objetivo de destacar os fatos históricos da Elevação do Amazonas à Categoria de Província (05) e da Independência do Brasil (07).


Abertura oficial

Na quinta-feira, acontece a Cerimônia da Bênção do Fogo Simbólico da Pátria, às 7h30 na Igreja Nossa Senhora do Sameiro, na avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus. Logo em seguida, será realizada a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, com saída da igreja às 08h15 com destino ao Complexo Ponta Negra (próximo ao posto da Guarda Municipal), onde, às 9h, acontece a Solenidade de Abertura da Semana da Pátria e do Amazonas 2016.

No dia 5 de setembro, às 07h30, acontece a Homenagem Póstuma a João Baptista de Figueiredo Tenreiro Aranha (1º presidente da Província do Amazonas). A solenidade será na Praça 5 de Setembro (Praça da Saudade). Às 10h, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, acontece o Cumprimento do Corpo Consular do Amazonas ao Governador do Estado.

Desfile escolar

Com aproximadamente 7 mil estudantes, da rede estadual e municipal de ensino, bem como alunos da rede privada, como o Centro Educacional Batista Canaã, alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) – Campus Zona Leste, dos Desbravadores Ministério Jovem da Igreja Adventista do Sétimo Dia e alunos-militares do Colégio Militar de Manaus e dos Colégios da Polícia Militar do Amazonas da Rede Estadual de Ensino vão abrilhantar os desfiles, com início programado para às 17h00 do dia 5 de setembro. Como acontecem tradicionalmente, os desfiles serão no Centro de Convenções – Sambódromo.

No total, 15 pelotões vão passar “avenida do samba”, abrindo os desfiles com o pelotão Educação Especial, com a Coordenadoria Distrital de Educação 1; E.E. Manoel Marçal; E.E. Diofanto Vieira Monteiro; E.E. Augusto Carneiro dos Santos; Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Abrigo Moacir Alves; Associação Futuristas do Amazonas; Colégio Brasileiro Pedro Silvestre; Colégio Amazonense Dom Pedro II; Bandeiras das Escolas da Coordenadoria Distrital de Educação 1; Frei Silvio Vagheggi (Fanfarra) e Equipe da CDE 01 e Gestores Escolares.

Fechando o desfile escolar, vem os Colégios da Polícia Militar do Amazonas da Rede Estadual de Ensino, com aproximadamente 3 mil alunos, divididos entre o grupo Suçuarana, Programa da PM Formando Cidadão, Colégio da Polícia Militar de Petrópolis e os CMPMs Marcantônio Vilaça II; Waldocke Fricke de Lira; Áurea Pinheiro Braga; Eliana de Freitas Moraes e Evandro Carreira.

Dias 06 e 07

No dia 6 de setembro, às 9h, na praia da Ponta Negra, acontece o Desfile Naval. No feriado do dia 7 de setembro, às 8h15, coordenado pelo Comando Militar da Amazônia (CMA) e com apoio da Secretaria e Estado da Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) e Cerimonial do Governo do Estado, será realizado o Desfile Militar. O Desfile Militar também será no Centro de Convenções – Sambódromo.

Encerrando as festividades de Semana da Pátria e do Amazonas, a solenidade do Abafamento do Fogo Simbólico acontece no Complexo Ponta Negra, às 17h, e será coordenada pela SEDUC e Maçonaria.

Homenageados

Neste ano, três personalidades que fizeram história serão homenageadas. Na categoria vulto nacional será o artista Moacir Couto de Andrade. Ele iniciou sua carreira profissional como desenhista de construção, área que atuou por mais de duas décadas e dedicou sua vida a criar projetos na área de engenharia, ao mesmo tempo em que produzia suas obras de arte. É reconhecido internacionalmente pelas obras que retratavam a região amazônica e a vida ribeirinha. Moacir Couto de Andrade faleceu no dia 27 de julho deste ano, aos 89 anos, vítima de complicações biliares.

Na categoria vulto estadual, a empresária Ritta de Cássia de Araújo Calderaro será homenageada. Casada com o jornalista Umberto Calderaro Filho, fundador do jornal A Crítica, continuou à frente dos negócios do grupo Rede Calderaro de Comunicação após a morte do marido, por mais de 20 anos.  Faleceu no dia 25 de junho deste ano  e deixou uma história marcada pela luta diária de trabalho.

Na categoria mulher amazonense, a homenageada será a professora Maria das Graças Silva. Concursada da SEDUC desde 1974, ela foi professora nas escolas estaduais Santa Terezinha e Humberto de Campos. Em sua jornada como educadora, tem realizado importante trabalho em prol das crianças, jovens e indígenas do Amazonas.

As Bandas de Música escolares estarão presentes/Foto:
              As Bandas de Música escolares estarão presentes/Foto: Eduardo Cavalcante

Artigo anteriorCâmara dos Deputados aprova MP da Reforma Administrativa
Próximo artigoCopa da Amizade de Handebol vai reunir quatro grandes equipes do Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui