Documentário brasileiro “Somos Guardiões” fatura prêmios em festivais de SP e Londres

Arte/Divulgação

Filme que mostra luta dos indígenas contra desmatamento da Amazônia e a complexa realidade local conquistou três prêmios em três dias


O filme “Somos Guardiões”, dirigido pelo cineasta indígena Edivan Guajajara e pelos documentaristas Chelsea Greene e Rob Grobman, teve uma semana digna de conto de fadas. Em apenas três dias, a produção faturou três reconhecimentos importantes do cinema mundial. No dia 01/11, o documentário sagrou-se o mais vitorioso da 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo com o prêmio do público de melhor documentário brasileiro e o “Cultures of Resistance” que reconhece o ativismo criativo. Dois dias depois, em 03/11, a obra levou o troféu de melhor documentário do Raindance Film Festival, um dos mais tradicionais do mundo, em cerimônia realizada em Londres.

“Vencer o prêmio do público traz credibilidade e mais visibilidade e o Cultures of Resistance vai prover suplementos importantes para que os guardiões consigam proteger a floresta e comprar equipamentos audiovisuais para a mídia indigena e, assim, preparar a juventude para seguir contando suas histórias e mostrando a realidade. Nós precisamos que muitas pessoas o assistam e virem guardioes para fazermos a diferença. Nós estamos gratos e honrados pelos prêmios – os nossos quatro anos de trabalho duro para fazer o filme valeram a pena!”, comemorou Chelsea sobre a premiação brasileira.

Esta é a primeira vez que um filme brasileiro recebe a premiação da Fundação Cultures of Resistence que concede 10 mil dólares aos ativistas envolvidos no longa. O montante ofertado aos guardiões da floresta das aldeias Tembé e Guajajara, e à Mídia Indígena, poderá ser usado exclusivamente para a compra de câmeras, drones e tecnologia adicional que

“A notícia destes prêmios é um emocionante começo para a campanha e para os Tembé e Guajajara”, afirmam os produtores do filme que lançam uma campanha de impacto para catalisar uma ação global para apoiar o trabalho dos guardiões, reflorestar seus territórios, promover a bioeconomia e fortalecer cineastas indígenas.

Para apoiar o filme, acesse: Link

Mais informações sobre o Cultures of Resistance: Link

Sobre Somos Guardiões

O documentário, co-produzido pela Mídia Indígena e pelo vencedor do Oscar, Fisher Stevens, com Leonardo DiCaprio como produtor executivo, mostra a luta do indígena guardião da floresta Marçal Guajajara e da ativista Puyr Tembé contra o desmatamento da Amazônia e a complexa e delicada realidade econômica local.

Sobre Cultures of Resistance

Criado pela documentarista Iara Lee, o Prêmio Cultures of Resistance oferece apoio financeiro e reconhecimento a destacados ativistas ao redor do mundo. Com uma longa história de engajamento social, o projeto da Caipirinha Productions e da Cultures of Resistance Foundation já apoiou mais de 200 iniciativas ao redor do mundo com objetivo de oferecer ajuda crítica a artistas e ativistas, construindo solidariedade e promovendo mudanças nas suas comunidades.

Sobre Raindance

Raindance é o maior festival de cinema independente do Reino Unido e foi reconhecido pela Variety como “um dos 50 festivais de cinema imperdíveis do mundo”. Conhecido como um celeiro de ousadia e tendências, o Raindance é um festival de qualificação para Oscar®, BAFTA e BIFA.

Artigo anteriorPolícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão em Santo Antônio do Matupi
Próximo artigoSistema de Segurança realiza operação de reintegração de posse, no Tarumã

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui