Dodó comemora os 30 anos do Movimento Marujada

Foto: Divulgação

A noite de sábado teve um sabor especial para o empresário Dodó Carvalho. Ele foi foi chamado ao palco do Copacabana, casa de shows que está localizada na estrada do Turismo em Manaus, e onde hoje são realizados os ensaios de Caprichoso e Garantido, para falar em nome do Movimento Marujada.


O movimento pioneiro na disseminação da cultura dos bois de Parintins, está comemorando 30 anos de existência, e Dodó faz parte dessa história. “Eramos jovens parintinenses com saudade da nossa terra, e fazer promoções ao som das toadas do Caprichoso, era uma forma de matar a saudade”, recorda Dodó.

“De um evento despretensioso, nossa geração ajudou a consolidar uma das mais fortes identidades do povo amazonense”, reconhece.

Foto: Divulgação

História

Nos idos meados de 1980, uma geração de jovens parintinenses chegava a Manaus a procura de melhores oportunidades. Foi no conjunto Ica-Maceió, que os primeiros eventos começaram a acontecer. Próximos da área do Ministerio da Agricultura, não tardou para a folia ocupar o espaço e as toadas ganharem adesão de um público interessado em ouvir e se divertir ao som daquele batuque. Pouco depois os eventos passaram para o clube TVLândia, na Djalma Batista – onde hoje é o Plaza Shopping. Com o estouro da “boiada”, o lugar ficou pequeno e o sambódromo de Manaus se tornou o palco da grande festa. De lá para cá, o boi se tornou referência nacional quando o assunto é cultura brasileira do norte do pais.

Artigo anteriorA BR 174 está fechada em protesto contra alta dos combustíveis
Próximo artigoA “Loucura” Eleitoral tem cura – por Carlos Santiago

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui