Drogaria é autuada por oferecer ‘coquetel anticovid’

Foto: Divulgação Visa Manaus/Semsa

A oferta de medicamentos antimicrobianos para supostamente combater a Covid-19 causou a interdição parcial de uma drogaria localizada no bairro Grande Vitória, na zona Leste de Manaus, nesta quinta-feira (30). A ação foi realizada por fiscais da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) que foram ao local para apurar denúncia sobre a aplicação do “coquetel anticovid”, composto por antibióticos como Benzetacil e outros medicamentos de uso hospitalar.

Durante a inspeção, que teve a participação de fiscais do Conselho Regional de Farmácia (CRF-AM), a Visa Manaus encontrou várias pessoas que aguardavam atendimento do farmacêutico no interior da loja, portando uma senha de atendimento e cupom fiscal com comprovante de pagamento do coquetel medicamentoso. De acordo com a fiscal Keli Siqueira, as pessoas estavam visivelmente indispostas e tossindo e se retiraram do estabelecimento com a chegada da equipe.

Embora tenha licença sanitária válida até dezembro deste ano, a farmácia não tem autorização para realização de serviços farmacêuticos como aplicação de medicamentos injetáveis. O estabelecimento também não tem autorização para o comércio de produtos sujeitos a controle especial.

As ações da Visa Manaus, conforme a diretora do órgão, Maria do Carmo Leão, estão concentradas na orientação e fiscalização dos serviços essenciais, principalmente das áreas de alimentos e medicamentos, onde está sendo reforçada a exigência de medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui