Em palestra, Sérgio Fontes diz que ‘redução dos crimes contra a vida é a prioridade’

Sérgio Fontes(SSP-AM), em palestra/Foto: Divulgação

‘A realidade da Segurança Pública no Estado do Amazonas e suas Perspectivas’, foi tema de palestra ministrada no último sábado, à noite (30), pelo secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, durante a Expo Segurança 2015, que encerrou na tarde de ontem, domingo, no Centro de Convenções Manaus Plaza, zona Centro-Sul de Manaus, promovida pelo Sindicato das Empresas de Vigilância e Segurança Privada do Amazonas (Sindesp-AM) e a KVM Engenharia.
Durante a palestra, Sérgio Fontes, destacou as consequências da violência pelo fato do Amazonas ter extensa fronteira com Colômbia, Venezuela e Peru, principais produtores de droga do mundo. “O tráfico trás diversos crimes para a capital e nosso Estado e um dos nossos principais desafios é combater e prevenir os crimes contra a vida. Essa é a prioridade para o Sistema de Segurança: proteger a vida”, disse Fontes.


O secretário fez uma análise do número de homicídio nos últimos dez anos e a redução do percentual do aumento desde 2010, fruto dos investimentos realizados. “Antes do Ronda no Bairro, em 2011, quase mil pessoas estavam morrendo por ano em Manaus, e passou pra 722 para 2013. Isso mostra que o programa é eficiente, mas não pode ser o único”, disse.

Em 2011, foram registrados 925 casos de homicídios. Esse número passou pra 947 em 2012, 711 em 2013 e 779 em 2014. Segundo Sérgio Fontes, o percentual de aumento tem reduzido conforme os números apresentados: de 2010 para 2011, o aumento foi de 20,9%, de 2011 para 2012 caiu para 2,3%, de 2012 para 2013 reduziu 23,7% e de  2013 para 2014 houve um aumento de 7,8%.

Fontes ressaltou que em 2015 todos os esforços estão sendo feitos para a redução de todos os crimes. “Temos a obrigação de não deixar 2015 ser um ano tão violento como 2014. Com o projeto Ronda no Bairro, a criminalidade e os números de homicídios diminuíram, no começo de 2014 houve um aumento porque tivemos um início de ano difícil com a situação das viaturas da Delta, que ainda tem causado impacto em 2015, quando assumimos a SSP com menos de 100 carros nas ruas e isso fez o índice se elevar”, destacou.

Para ele, os investimentos em Segurança já estão fazendo a diferença. Em 2010 eram estimados em R$ 600 milhões por ano. Nos últimos cinco anos os investimentos saltaram para R$ 1,5 bilhão, anualmente. “Além dos investimentos em viaturas e capacitação dos nossos servidores, também estamos desenvolvendo alguns novos projetos que vão contribuir para o combate ao crime”, disse Fontes.

Novos projetos

Dentre os novos projetos, Fontes destacou o Sistema de Integrado de rede de monitoramento de câmeras, que por meio de parceria público-privada com empresas e instituições do Estado. Atualmente, o Sistema de Segurança possui cerca de 230 câmeras, em diversos pontos da cidade, que são monitoradas no Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM) e Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). Com a execução desse projeto, os pontos de monitoramento podem chegar a 1.000.

O secretário também destacou o projeto dos Drones, que podem substituir o monitoramento de áreas se o objetivo seja captar apenas imagens. “O drone pode fazer esse serviço e é mais barato que os helicópteros, que serão usados apenas para intervenção”, disse.

Ele informou ainda que o Programa Estadual de Recompensas e o Botão do Pânico também estão em fase de planejamento na SSP-AM. “O grande projeto do Governo é sem dúvida  o Todos Pela Vida, que está sendo desenvolvido para congregar todos os projetos que já existiam e ampliar. Apenas oito estados do Brasil apresentaram projetos para diminuição de violência e o Amazonas é um deles”, disse.

Artigo anteriorBarreirinha/AM recebe Audiência Pública para discutir segurança pública
Próximo artigoPúblico critica tradução da entrevista com Schwarzenegger no “Fantástico”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui