Embaixadores da Alemanha, Irlanda e Holanda cumprem agenda em Roraima

Em uma comitiva, embaixadores da União Europeia chegaram ontem ao Estado e visitaram a sede da Secretaria Estadual do Índio, por volta das 16h30, com o objetivo de conhecer a cultura indígena local por meio do artesanato, comidas típicas, e danças tradicionais. Dançando o tradicional Parixara, como mostra da cultura dos Wapixana, representantes de povos indígenas roraimenses receberam os embaixadores Dirk Brengelmann, da Alemanha, Brian Glynn, da Irlanda, e Han Peters, da Holanda.


Os embaixadores experimentaram um pouco da culinária tradicional, como a damorida e o caxiri. Também foram feitas demonstrações de línguas nativas e atividades desenvolvidas pelos indígenas. Após a visita, a comitiva seguiu para a inauguração do Centro de Atendimento ao Turista no Aeroporto Internacional de Boa Vista Atlas Brasil Cantanhede, que ocorreu às 17h30.

O embaixador alemão Dirk Brengelmann falou em nome dos embaixadores. Ele disse que estava admirado com a recepção e cultura local. Afirmou que uma das motivações da visita foi a preocupação com questões indígenas e ambientais. “Como embaixador da Alemanha, posso dizer que nosso país é muito ativo, como o Brasil, na área de proteção ambiental e proteção de terras indígenas. Por isso visitamos o Estado de Roraima. Nós, embaixadores da Europa, admiramos o território vasto do Brasil, o que não temos por lá”, afirmou.

Para o secretário do Índio, Ozélio Izidório, a vinda deles foi uma oportunidade não só de mostrar a cultura, mas de apresentar a realidade das comunidades, expondo as dificuldades pelas quais vêm passando. “Nós aproveitamos o momento para pedir apoio nesse momento de estiagem que o Estado enfrenta. Entregamos uma cópia do projeto orçado no valor de R$ 12 milhões voltado para a agricultura dos indígenas”, frisou.

O projeto prevê a perfuração de 300 poços artesianos em 300 comunidades indígenas. Segundo ele, as comunidades indígenas têm poços artesianos feitos com recursos da Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai), mas destinados para o consumo. “Nesse período de seca, os índios não têm água para o plantio, assim não conseguem manter seu subsídio através da agricultura. Então, esperamos que os embaixadores voltem o olhar para o povo daqui e possam nos ajudar”, complementou. Neste projeto, serão beneficiados os povos Macuxi, Wapixana e Taurepang.

UFRR – Na tarde de hoje, os embaixadores darão sequência à série de visitas a instituições públicas em Roraima, visitando a Universidade Federal de Roraima (UFRR). O encontro será às 16h15, no Salão Nobre da Reitoria, aberto para alunos e professores da instituição. Os embaixadores farão uma apresentação sobre os países e esclarecerão possíveis dúvidas dos alunos.

O professor Américo de Lyra, do curso de Relações Internacionais da UFRR e articulador do encontro, explicou que a visita representa os esforços pela implementação de uma política de internacionalização a ser conduzida pela futura gestão da Administração Superior da UFRR. “Este encontro internacional será um momento importante para professores e alunos dos diversos cursos da UFRR, que poderão conhecer melhor a realidade destes países e dividir experiências, uma vez que temos o interesse em estreitar as relações com estes e outros países”, explicou.

O professor assumirá a vice-reitoria da UFRR e a Coordenação de Relações Internacionais (CRINT). O professor doutor Jefferson Fernandes, do curso de Agronomia, assumirá a Reitoria. Eles foram eleitos no ano passado.

Esta é a primeira vez que a Universidade recebe três embaixadores. “Vejo como importante em termos institucionais, porque proporciona visibilidade para a UFRR para países centrais importantes e abre um campo de diálogo no qual as demandas internas da instituição podem contribuir para o fortalecimento da política de internacionalização da UFRR. O estreitamento de relações é bastante significativo nesse processo”, frisou Lyra.

(Folha Boa Vista)

Artigo anteriorPA: MPF denuncia servidores por fraude em contracheque da UFRA
Próximo artigoDelegado que atuou na “Operação Lava Jato” assume superintendência da PF de MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui