Emissão de Carteira de Pesca Amadora tem aumento de 46% no AM

Durante o ano de 2019, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) registrou um aumento de 46% na emissão de carteira de pesca no estado. Foram emitidas 2.021 novas carteiras, entre recreativa e esportiva. O crescimento é um comparativo com o ano de 2018, no qual foram emitidas 1.382 carteiras.


De acordo o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, o aumento do número se deu devido a campanhas voltadas para a pesca esportiva, além da divulgação do trabalho realizado pelo órgão nos eventos do setor. “O crescimento foi em função da divulgação que o Instituto tem feito, principalmente junto aos organizadores de torneios de pesca”, explicou.

A gerente de Controle de Pesca do Instituto, Nonata Lopes, informou que o licenciamento permite que o governo estabeleça políticas voltadas para os pescadores esportivos. “Para saber a demanda do setor e a quantidade de pescadores esportivos que existem no estado, é preciso que estes sejam licenciados. Só a partir daí serão contabilizados para que possam fazer parte de uma política de governo”, acrescentou.

Foto: Ricardo Oliveira/Ipaam

No ano de 2018, das 1.382 carteiras de pesca emitidas, 895 foram para a modalidade esportiva e 487 para a modalidade recreativa. Já no ano de 2019, das 2.021 emissões, 1.691 foram para a modalidade esportiva e 330 para a modalidade recreativa.

Como solicitar – Por meio do site sistemas.ipaam.am.gov.br, o pescador poderá solicitar a carteira de pesca, no item “Carteira de Pesca Amadora”. Após o preenchimento das informações, será gerado um boleto, que deve ser pago no banco informado em até 48h. Caso a pescaria aconteça antes do prazo necessário para gerar a licença, o pescador deve portar a guia de recolhimento quitada, acompanhada da carteira de identidade.

Em caso de dúvidas, o setor responsável atende em horário comercial por meio do número 98429-4370 (Whatsapp).

Modalidades da Carteira de Pesca

Carteira de pesca esportiva: este tipo de carteira de pesca é requerido para pessoas que desejam pescar e soltar o peixe no local, sem o objetivo comercial ou de levá-lo para consumo.

Carteira de pesca recreativa: este tipo de carteira de pesca é requerido para pessoas que desejam pescar e levar o pescado para consumo com limite de até 5 quilos, sem o objetivo comercial.

Artigo anteriorCrianças indígenas morrem após adoecerem em porto de Atalaia do Norte
Próximo artigoServidores federais podem fazer greve em março

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui