Enfermeiras britânicas lançam greve histórica; crise ameaça setor de saúde

Foto: Recorte

Enfermeiras em grande parte do Reino Unido lançaram uma greve histórica na quinta-feira, ao deixarem os hospitais e entrarem em piquetes depois de vários anos de salários em queda e padrões decrescentes que deixaram o sistema nacionalizado de saúde do país em estado de crise.


Cerca de 100 mil membros do Royal College of Nursing (RCN) – o maior sindicato de enfermagem do Reino Unido – estão entrando em ação coletiva na Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte, na mais recente e sem precedentes onda de greves que varreu a Grã-Bretanha neste inverno. É a maior greve nos 106 anos de história do RCN.

Mas isso ocorre após vários anos de dificuldades para os funcionários do Serviço Nacional de Saúde da Grã-Bretanha (NHS), uma instituição reverenciada, mas sitiada, que está sofrendo devido à falta de pessoal, demanda altíssima e financiamento apertado.

“Fui para a enfermagem para cuidar de pacientes e, ao longo dos anos, minha capacidade de fornecer o nível de atendimento que meus pacientes merecem foi comprometida”, disse Andrea Mackay, que trabalhou como enfermeira por sete anos em um hospital no sudoeste da Inglaterra, disse à CNN sobre suas razões para greve quinta-feira.

“A realidade é que, todos os dias, enfermeiras em todo o Reino Unido estão entrando em hospitais com falta de pessoal”, disse Mackay. “O NHS funciona com a compaixão e a boa vontade das enfermeiras há anos… É insustentável.”

“Trata-se de pagar aos funcionários o que eles valem para que possam pagar as contas”, disse Jessie Collins, uma enfermeira pediátrica que se prepara para entrar na greve, à CNN, acrescentando que as pressões de pessoal prejudicaram o departamento de emergência em que ela trabalha regularmente. “Durante meus piores turnos, fui a única enfermeira de 28 crianças indispostas… não é seguro e não podemos oferecer os cuidados que essas crianças precisam às vezes”, disse ela.

Fonte: CNN Brasil

Artigo anteriorAlunos da rede estadual conquistam 3º lugar no Educathon 2022
Próximo artigoPolícia Federal cumpre 100 mandados de prisão contra golpistas bolsonaristas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui