Escritor amazonense participa da Bienal/SP e anuncia selo ‘Lendari’

Escritor Mário Bentes/Foto: Reprodução
Escritor Mário Bentes/Foto: Reprodução
Escritor Mário Bentes/Foto: Reprodução

Após sua participação na Travessa Literária da 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o escritor e jornalista amazonense, Mário Bentes, anuncia um novo projeto. Trata-se de um selo editorial próprio por onde o autor deve lançar a segunda edição da primeira obra ‘A terra por onde caminho’, além de novos títulos.

O selo, batizado de ‘Lendari’, está em fase de execução e deve ter site próprio lançado em breve. O projeto editorial de Mário Bentes não se limitará a lançar obras do próprio autor, mas também passará a organizar antologias de novos autores, dando oportunidade para jovens talentos ingressarem no mercado editorial com suas obras. “Comecei a publicar contos no sistema de antologias, em que obras reúnem textos literários de diferentes autores, e isso foi importante ao me dar segurança e maturidade à minha literatura”, diz Bentes, que já participou, ao todo, de cinco antologias.


O próprio escritor deve ser o responsável pela organização e edição das antologias, mas não descarta convidar outros autores experientes para colaborar e assinar a organização das obras. “Tudo vai depender das circunstâncias, das características das obras e de outros fatores. O mais importante é que, com isso, vamos estimular a literatura regional e a nacional, abrindo espaço para que jovens talentos tirem seus escritos dos fundos das gavetas e os eternizem na História”.

O selo “Lendari” deve ter um perfil voltado aos gêneros mais usados pelo autor amazonense, com destaque ao realismo mágico – que tem o colombiano Gabriel García Márquez e o argentino Jorge Luis Borges como principais precursores. Outros formatos que farão parte do selo editorial são contos de temas diversos, crônicas jornalísticas e poesias.

Já há pelo menos um projeto de antologia literária a postos para ser lançada pelo selo “Lendari”, segundo adianta Mário Bentes. A primeira obra, que ainda não tem título definitivo, será voltada exclusivamente a autores do Amazonas, Estado natal do escritor. “A ideia é abrir inscrições para a participação na antologia assim que o site oficial estiver no ar. Esperamos contar com a participação do maior número possível de autores. Também é provável que façamos alguns projetos apenas com alunos da rede pública de ensino, estimulando o interesse pela leitura e escrita com esse jovens”, afirma.

O projeto está aberto a propostas de parcerias e colaborações de empresas e organizações por meio do correio [email protected]. Outras informações podem ser obtidas diretamente com o escritor Mário Bentes pelo e-mail [email protected]. Em breve, o selo editorial vai estar no ar no endereço www.lendari.com.br(PAmCult)

Artigo anteriorTrânsito alterado na Constantino Nery, nesta terça-feira(16)
Próximo artigoMostra Folclórica do Festival começa nesta terça-feira (16) no Centro Cultural

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui