Estratégias de marketing podem impulsionar restaurantes

Após o Covid-19, o momento é de recalcular rota e investir em marketing - Foto: iStock

Há quem diga que o restaurante que conseguiu sobreviver à pandemia de Covid-19, consegue sobreviver a qualquer coisa. Exageros à parte, é verdade que o período de confinamento foi um teste para muitos empresários, com destaque especial para os donos de restaurante.


O delivery salvou muita gente da falência, mas não conseguiu evitar a queda drástica no faturamento. Durante os períodos de restrição, muitos empreendedores se viram perdidos, sem saber como os clientes iriam encontrá-los, se nada havia sido feito até então para investir no marketing do estabelecimento. Foi aí que muita gente entendeu a importância do investimento para a saúde do negócio.

Se o seu restaurante fica ao lado de um prédio comercial e para você isso bastou por muito tempo para trazer fregueses, a pandemia apresentou uma realidade bem diferente dessa, onde aquele ditado do “quem não é visto, não é lembrado” virou a meta de muitos empreendedores. Foi então que a verba, que já estava curta, precisou ser remanejada para o marketing.

Agora que tudo está mais calmo, é o momento de refazer os planejamentos e  recalcular rota e partir para o ataque, começando pelas 5 dicas de marketing que vamos te ensinar agora.

1. O que te diferencia dos demais?

A expansão do delivery aumentou mais ainda a competição entre os restaurantes. O mundo inteiro aperfeiçoou a logística da entrega e o consumidor se acostumou a pedir  refeições para comer em casa. Nesta queda de barreiras, os seus clientes podem estar em qualquer lugar da cidade, não apenas nos bairros próximos. Então, o que diferencia dos demais?

Ao pensar na resposta para esta pergunta, coloque na ponta do lápis qual poderia ser seu diferencial, para que sua empresa possa inclusive se vender, como portadora deste diferencial, que pode ser o atendimento qualificado, localização, aparência do estabelecimento ou preço. É importante que você divulgue seu diferencial e que o consumidor possa constatá-lo na primeira impressão.

2. Pós-venda

Quem não investe em pós-venda perde todo o trabalho feito para captar o cliente e encantá-lo. Um cliente fidelizado é um tesouro nas mãos do empreendedor, para divulgar novidades, promoções e incentivar o consumo. Escute a opinião do seu público, incentive que ele responda pesquisas de opinião e aprimore a qualidade do seu serviço. Não tenha medo das críticas, elas virão para que você possa fazer as melhorias necessárias.

3. Indicação

Somente clientes satisfeitos poderão indicar seu restaurante para outras pessoas. Normalmente é um processo que acontece naturalmente, mas pode ser incentivado pelo restaurante, por ações e promoções. Além disso, um atendimento de qualidade também gera bons comentários e, consequentemente, indicações.

4. Invista no digital

Quando se fala em investir em digital, não foque apenas em redes sociais. Onde as pessoas irão encontrar seu restaurante? Aumente todas as possibilidades de ser encontrado, disponibilize todas as formas de contato possíveis e conte com a tecnologia a seu favor, utilizando automação de marketing, que irá te ajudar a manter o relacionamento com o cliente e agilizar o atendimento.

5. Aposte em relacionamento

Construir um bom relacionamento com os clientes é fundamental. Procure responder os comentários em redes sociais e as reviews do Google, sempre de forma respeitosa e educada. Esteja disponível para responder dúvidas e ouvir. Lembre-se que alimentação e afeto andam sempre juntos.

Artigo anteriorAtleta indígena do povo Kambeba, ganha competição nacional de canoagem em MG
Próximo artigoRoberto Cidade busca conscientizar a população sobre os prejuízos do desperdício de água

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui