Estudar com antecedência é um dos fatores decisivos para a aprovação

Organização e planejamento de estudos são os pontos-chave para fazer boas provas - Foto: Divulgação

Para quem termina o ensino médio este ano ou pretende entrar em uma faculdade apenas em 2021, a hora de começar os estudos focados no exame já chegou. Isso porque, para conseguir se preparar para a prova, muitos alunos dedicam o ano inteiro aos estudos. Esse planejamento é um dos fatores que auxiliam o candidato a reter conteúdos e conseguir um alto desempenho nos exames.

O Enem, assim como outros vestibulares, normalmente repete conteúdos de um ano para o outro, mas há temas complexos que não aparecem com frequência e podem demandar tempo de estudo. Por isso, é importante ficar de olho nas edições antigas da prova, assim como os temas da redação.

Veja algumas dicas para se preparar para o Enem 2020:

1. Crie uma rotina de estudos

A prova é longa e são muitas questões com conteúdos diferentes para responder. Dessa forma, criar uma rotina diária de estudo pode ajudar. Para isso, veja as matérias que mais costumam cair no exame, como estratégias argumentativas e discursivas em linguagens, códigos e suas tecnologias e Brasil colonial na parte de história em ciências humanas.

Nesse momento, é importante focar no aprendizado das matérias que você possui mais dificuldade. Então, se a disciplina que você mais gosta e tem facilidade for português, é possível intercalar estudos de física com o aprimoramento da linguagem. Assim, a rotina será menos exaustiva, o que facilita o entendimento dos conteúdos.

Um calendário com as matérias e o tempo de estudo por dia pode ser criado para auxiliar no planejamento.

2. Faça grupos de estudo

Fazer grupos de estudo, participar de aulas especiais e plantões de dúvidas é bacana para fixar e revisar o conhecimento adquirido. Com isso, você pode tirar suas dúvidas e ajudar outras pessoas com conteúdos. Desse modo, você revisa a matéria e estuda de um jeito mais prático.

3. Treine para a redação

Todos os anos, o tema da redação se torna um dos assuntos mais comentados no dia da prova. Com uma boa base sobre como escrever uma redação, é possível falar sobre qualquer assunto com coesão e coerência. Revisão gramatical e repertório cultural para associar com o tema são pontos bastante analisados pelos corretores.

4. Tenha tempo de descanso

Mesmo que tenha planejado estudar por uma quantidade específica de horas durante o dia, não é indicado prosseguir nessa rotina durante longos períodos. Isso porque o cérebro precisa descansar para conseguir absorver os conteúdos. Então, é preciso tirar um tempo para relaxar ao final do dia de estudos e continuar a ver os conteúdos apenas no dia seguinte.

5. Revise

Estudar novas matérias pode ser divertido e dar a sensação de aprender mais. Entretanto, é essencial revisar os conteúdos já vistos para mantê-los vivos na memória. As revisões ajudam a fixá-los na cabeça, já que um dos métodos de estudo se baseia na repetição de tarefas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui