
O governo dos Estados Unidos abriu uma investigação contra o Brasil por supostas práticas desleais no setor de pagamentos eletrônicos. A ação foi motivada por pedido do ex-presidente Donald Trump e divulgada nesta terça (15) pelo Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR).
O relatório não cita diretamente o PIX, mas aponta preocupação com “serviços de pagamento eletrônico desenvolvidos por governos” — o que, no caso do Brasil, se refere ao sistema criado e operado pelo Banco Central.
Segundo o USTR, há indícios de que o Brasil favorece seu próprio sistema, o que poderia prejudicar empresas americanas no mercado digital. O Banco Central e a Febraban foram procurados, mas ainda não comentaram.
Lançado em 2020, o PIX já movimentou R$ 26,4 trilhões só em 2024 e lidera o mercado de transferências no país, superando até plataformas privadas como o WhatsApp Pagamentos, descontinuado no Brasil em 2023.
Mesmo sob investigação, o BC continua expandindo o sistema, com novidades como o PIX Automático, PIX por Aproximação e o projeto de internacionalização para outros países.
Fonte: g1




