Executiva do PT tem pressa na apresentação de nomes para as eleições municipais deste ano

Anne Moura foi a única a se declarar pré-candidata - foto: recorte/arquivo

A militância e membros do PT Municipal estão começando a ficar incomodados com o que eles chamam de demora na montagem de chapa para vereadores nestas eleições municipais 2024, em Manaus.


“Acho que já teríamos de ter escolhido os vereadores e o pré-candidato à prefeitura de Manaus”, defende um filiado da executiva estadual ao comentar que a única que se apresentou até o momento como ‘interessada’ foi a ex-candidata a vice na chapa do MDB, Anne Moura. Os outros, segundo ele, querem a vereança.

Calendário nacional 

“Sou a favor da candidatura própria, e também de uma chapa forte para disputar as eleições. Os outros partidos já estão praticamente com chapa montada enquanto o PT continua discutindo a candidatura própria para ganhar a prefeitura”, defendeu

Ele tomou como base a resolução da Comissão Executiva Nacional do PT, que lançou no dia 28 de setembro, os critérios para indicação de candidaturas do partido para a Federação Brasil da Esperança, com o objetivo de criar condições políticas para a consolidação das candidaturas e garantir ‘o adequado acompanhamento e o planejamento das candidaturas’.

Ou seja, a Executiva vai estabelecer normas para o processo de escolha de pré-candidaturas majoritárias, chapas proporcionais ou proposta de apoios a candidaturas de
outros partidos que serão indicados pelo PT, mas sempre obedecendo a política de alianças definida pelo Diretório Nacional da legenda. (veja resolução no pé da página).

Candidatura própria como consequência

No final, o PT terá candidatura própria, mesmo que seja pelo processo natural de escolha das chapas no tabuleiro eleitoral amazonense. Manaus é a capital brasileira mais bolsonarista do que as demais. Neste sentido, as chapas de candidatos que já estão postos, não vão querer coligar com o PT.

O que está preocupando a militância petista, no entanto, é a demora na apresentação dos nomes da chapa de vereadores, que já deveriam estar em campo. “Esta eleição será muito difícil até para quem tem nome conhecido. Vai precisar de uma votação alta e quanto antes entrar no jogo, melhor.

“Se a meta do PT é eleger de dois a três vereadores em Manaus, tem que se apressar, porque os outros partidos estão nadando de braçadas, montando chapa forte, inclusive como plataforma para as eleições estaduais de 2026″, conclui.

[pdf-embedder url=”https://correiodaamazonia.com/wp-content/uploads/2024/01/cresolucao-PT.pdf” title=”cresolução PT”]

Artigo anteriorPolícia prende homem por estupro de colega após confraternização da empresa
Próximo artigoArthur Lira faltou ao ‘evento do 8 de janeiro’ depois de tomar café com Jair Bolsonaro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui