Operação ‘Curare V’ do Exército combate crimes transfronteiriços, em RR

Opeção Curare V em Roraima (RR).
Opeção Curare V em Roraima (RR).
Opeção Curare V em Roraima (RR).

Está em andamento, em Roraima, a Operação Curare V, do Exército Brasileiro, que tem a missão de reduzir crimes nas fronteiras com a Guiana Francesa e a Venezuela.Sob o comando da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, a operação teve início nessa quarta-feira (26) e não tem prazo definido para terminar.


De acordo com o major Castro Freitas, a Curare V conta com a atuação de cerca de 1,2 mil militares e também combate crimes ambientais e crimes no interior do estado. O major cita algumas características da operação. “Ela não se enquadra como uma ação típica de defesa. É um conjunto de ações pontuais contra os ilícitos transfronteiriços e ambientais como o narcotráfico, o contrabando, o descaminho; tráfico de armas, munições, crimes ambientais, contrabando de veículos; imigração ilegal e garimpo ilegal”.

A Curare V também realiza ações cívico-sociais para a população.

“Toda operação que o Exército realiza, sempre tem aquele lema do “braço forte mão amiga”. Então, ao mesmo tempo que realiza esse tipo de operação, realiza as ações cívico-sociais. Leva para essas comunidades onde eles estão atuando, comunidades pequenas, atendimento médico, odontológico e hospitalar”. De acordo com o major, algumas regiões de atuação precisam ser mantidas em sigilo para maior eficácia da operação.

Outros órgão do governo prestam apoio à Curare V, em Roraima. Entre eles, a Polícia Federal, a Polícia Militar do Estado, o Ibama, a Funai e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.(Revista Brasília)

Artigo anteriorJosué Neto diz que debates de matérias foram importantes, na ALEAM
Próximo artigoEncontro Pedagógico marca comemoração do Dia Mundial do Autismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui