Expansão do coronavírus ameaça os povos indígenas

Após a morte de um jovem yanomami de 15 anos por covid-19, os povos indígenas passaram a se preocupar ainda mais com a expansão do novo coronavírus. A doença, que tem ficado cada vez mais forte no país, pode causar danos imensuráveis aos índios.


Nas aldeias, de acordo com o médico sanitarista e membro do projeto Xingu, Douglas Rodrigues, há um grande compartilhamento de objetos e alimentos. “Lá, a vida é comunitária. Nas casas vivem famílias extensas, com muitas pessoas”, disse.

Outro fator que coloca a população indígena em risco é a precariedade nas condições de saneamento. Além disso, a população quase não tem acesso a materiais básicos como sabão nem álcool a 70%, ou água sanitária.

Recomendações enviadas pelo MPF (Ministério Público Federal) ao Ministério da Cidadania, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Correios e agências bancárias, e às Forças Armadas foram comemoradas pelos indigenistas.

O MPF, por exemplo, pede as autoridades que haja logística diferenciada para o pagamento do auxílio emergencial aos indígenas, além do Bolsa Família e outros benefícios. O órgão acredita que, desta forma, será possível prevenir a disseminação da covid-19 nas comunidades indígenas.

Artigo anteriorAssistentes Sociais garantem direitos de quem está em vulnerabilidade
Próximo artigoSepultamentos em camadas são descartados em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui