Faculdade em outra cidade: planejamento financeiro e organização são fundamentais

Foto: Divulgação/iStock

Algumas dicas podem facilitar a adaptação e dar mais segurança para o estudante


Cursar uma faculdade em outra cidade muitas vezes é a única chance que algumas pessoas têm para ingressar no curso de interesse. Nos bairros do entorno das universidades, sempre tem muitos estudantes, já que a comodidade de morar perto é muito válida nesse caso. Mas não basta fazer a matrícula e arrumar as malas; para estudar em outra cidade, é necessário muito planejamento e organização para otimizar recursos e não ter dor de cabeça.

As novidades acontecem em um ritmo frenético a partir da aprovação de um candidato na universidade; tudo que era apenas um sonho vira realidade, e com ela, vêm responsabilidades que o então universitário não tinha antes de finalmente ser aprovado na faculdade. Para quem ainda terá que mudar de cidade, a situação pode ficar ainda mais confusa. Algumas dicas podem facilitar o processo e dar mais segurança para o estudante.

Informação é tudo

Ainda bem que hoje em dia ninguém pode reclamar do acesso à informação; pelo Street View, do Google, você pode até caminhar remotamente pelas ruas das cidades. Uma dica muito importante para o universitário é pesquisar sobre a cidade antes de se mudar, consultar outros estudantes que já moraram lá e, se for possível, visitá-la antes de ir morar. É importante checar informações sobre os bairros, principalmente próximos à faculdade, as opções de transporte público, segurança e infraestrutura do local.

Escolha da moradia

O processo de escolha da moradia precisa ser feito em tempo hábil, já que não existe muito tempo entre a aprovação e o início das aulas. É preciso levar em conta os bairros mais próximos, com o melhor custo-benefício, pois facilita a vida do estudante, além de economizar no transporte. Apartamentos pequenos são excelentes para começar, mas existem também as repúblicas, que costumam ser bastante em conta. As universidades de São Paulo têm uma grande variedade de cursos e quem pretende ingressar em algum deles já deve começar a buscar apartamento para alugar em São Paulo, para quando for aprovado, já ter noção de preços e bairros.

Autonomia

O universitário calouro normalmente não tem muita autonomia, e isso atrapalha muito a rotina longe da família. Uma dica importante é aprender a fazer tarefas do dia a dia, como limpeza da casa, lavar roupa, preparar a própria comida e administrar o próprio dinheiro. Ser proativo também é uma excelente qualidade de quem divide moradia com alguém.

A saudade da família é um desafio que o calouro vai precisar aprender a lidar durante o processo. Mas andar com as próprias pernas trará uma satisfação tão grande que compensará a distância. Quando não estiver estudando, é importante ter um pouco de lazer e conhecer melhor a nova cidade. O resto é um dia após o outro, e tudo se resolve.

Artigo anteriorMulheres são a maioria do eleitorado brasileiro
Próximo artigoPrefeitura realiza 1ª Mostra dos Grupos Operacionais da Guarda Municipal na Ponta Negra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui