Feira de Turismo confirma palestrantes em evento inédito no AM

Salomão Rossy - Foto: Divulgação

Com uma programação dinâmica, voltada ao ambiente de negócios e ao turismo de experiência imersiva no bioma amazônico, a 1ª Feira de Pesca Esportiva, Ecoturismo e Turismo de Aventura da Amazônia (FPEA) traz o convidado nacional Rodrigo Salles, co-fundador da Untamed Angling e CEO da empresa no Brasil, especializada em pesca esportiva em locais reservas naturais e única autorizada a operar turismo de base comunitária em territórios indígenas.


A experiência de atuação em áreas exclusivas será o tema da palestra: “Turismo de Pesca Esportiva em Terras Indígenas: uma visão socioambiental e técnica de operações de base comunitária para pesca esportiva”.

Feira Codese Manaus – Foto: Divulgação

Outros três palestrantes integram a programação: Kleber Bechara, criador da Expedição Katerre; Salomão Rossy, pescador esportivo profissional e guia de pesca na Amazônia, além de Zenizir Rodrigues da Silva, engenheiro civil, instrutor de pesca com iscas artificiais e apresentador do programa de TV Pesca Amazônia.

O evento inédito no Amazonas, promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese Manaus), será realizado de 18 a 20 de agosto no Centro de Convenções Vasco Vasques.

Kleber Bechara – Foto: Divulgação

O presidente do Codese Manaus, Euler Guimarães, destaca a oportunidade do contexto pós-pandemia, onde o segmento de Turismo de Natureza foi identificado como uma tendência mundial pela Organização Mundial do Turismo. “O Amazonas destaca-se pelo seu território preservado – mais de 95% – e por abrigar a floresta Amazônica, um dos maiores mananciais de biodiversidade do planeta e o Codese Manaus entende que a realização da feira é um primeiro passo para agregar os diferentes setores do Turismo em um ambiente favorável ao desenvolvimento de negócios sustentáveis”.

Programação

Zenizir Rodrigues – Foto: Divulgação

Abrindo a feira, no dia 18.08, uma mesa redonda discute “Os desafios do turismo comunitário”, abordando experiências e possíveis soluções para o desenvolvimento da modalidade entre as comunidades locais, às 15h. À noite, será a vez do empresário Kleber Bechara abordar o tema “Turismo 4.0 – Uma outra visão”, às 19h30.

Paulistano radicado em Novo Airão, Bechara criou a Expedição Katerre em 2002, com foco em operação de ecoturismo na bacia do Rio Negro e o Lodge Mirante do Gavião, em sociedade, em 2011. Possui experiência na vida pública como vereador, secretário municipal de Turismo e gestor de Unidades de Conservação do Estado. Atualmente é Conselheiro dos Parques Nacionais de Anavilhanas e Jaú.

Rodrigo Sales – Foto: Divulgação

O dia 19.09, traz programação intensa para os amantes da pesca esportiva. Às 14h, a “Pesca com Fly”, também conhecida como “Pesca com Mosca”, modalidade que utiliza isca artificial para imitar insetos, será o tema da exposição do instrutor de pesca Zenizir Rodrigues da Silva. Atuando em Manaus em 1985, Zenizir acumula experiência nas águas da Amazônia e tornou-se referência na pesca do Tucunaré. Começou a pescar nas pedras do aterro do Flamengo no Rio de Janeiro ainda criança e hoje promove cursos especializados, além de apresentar programa televisivo sobre o tema.

Às 19h, o músico, cantor, compositor e multi-instrumentista amazonense Salomão Rossy compartilha sua experiência de 15 anos como pescador esportivo profissional e guia de pesca na Amazônia com a palestra “Pescaria de gigantes na Amazônia”, com destaque para as espécies Tucunaré e Pirarucu, na modalidade “pesque e solte”. Rossy foi apresentador do programa “Pescando e Cantando”, no Canal FISHTV e atualmente comanda o programa Fishing Club na TV Encontro das Águas.

O encerramento da 1ª FPEA ficará por conta de Rodrigo Salles, que vai abordar a experiência com a criação do conceito de turismo de base comunitária em territórios indígenas pela Untamed Angling Brasil, a primeira empresa no Brasil a possuir anuência da FUNAI e IBAMA para projetos de turismo em áreas indígenas no País.

Desde 2008, Salles realiza expedições e operações em parceria equitativa com os nativos da Amazônia, sendo responsável por operações “world class lodges and services”, serviço executivo de classe, em lugares remotos lugares da Amazônia Brasileira.

Turismo de Aventura – Foto: Divulgação

Sobre a 1ª FPEA

A 1ª Feira de Pesca Esportiva, Ecoturismo e Turismo de Aventura da Amazônia, evento inédito no Estado, acontece de 18 a 20 de agosto, no Centro de Convenções Vasco Vasques 2 (CCA2), em Manaus (AM), com o slogan “A Amazônia é uma aventura”. Expositores, palestras nacionais, oficinas e rodadas de negócio dão a tônica da programação.

A feira é uma realização do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese Manaus) que tem como objetivo possibilitar que os diferentes setores do segmento de turismo, entre eles a hotelaria, gastronomia, além de tecnologias para as práticas de ecoturismo e turismo de aventura, conectem-se em objetivos comuns, gerando soluções para o turista e investimentos para a região.

Sobre o Codese Manaus

Com representantes de mais de 25 instituições de diferentes segmentos da sociedade, o Codese Manaus é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, sem vínculo político-partidário ou religioso, formado pela sociedade civil organizada. Juntos, os membros e participantes buscam propor soluções para o futuro da cidade de Manaus, pretende cumprir com o papel de planejar, propor e executar planos, estudos, projetos e iniciativas de tais propósitos.

O Codese Manaus surgiu em 2018, baseado em experiências semelhantes de cidades como Maringá, Uberlândia, Brasília, Goiânia, entre outras, todas elas inspiradas no projeto “O Futuro da Minha Cidade (FMC)”, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Artigo anteriorQual o melhor recurso para anunciar no Facebook?
Próximo artigoMãe de Marília Mendonça reúne sertanejos para gravar homenagem para filha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui