Festival Amazonas de Ópera apresenta espetáculo para crianças com TEA

Foto: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Nesta quinta-feira (24/04), a 26ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO) terá um espetáculo adaptado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A apresentação é gratuita e ocorrerá, a partir das 19h, no Teatro Amazonas, situado no Largo São Sebastião, Centro, zona sul de Manaus. É preciso apresentar carteira de identificação da pessoa com TEA.


O diretor musical e maestro, Marcelo de Jesus, explica que a ópera tem um enorme potencial como ferramenta de inclusão para pessoas do espectro autista, oferecendo experiências sensoriais ricas e oportunidades de engajamento artístico.

“A ópera combina música, teatro, artes visuais e movimento corporal, criando um ambiente envolvente que pode ser profundamente estimulante para pessoas autistas. Muitos indivíduos do espectro têm uma forte afinidade com padrões sonoros e musicais, e a ópera, com suas repetições melódicas e estruturas rítmicas, pode oferecer uma experiência prazerosa e previsível”, afirmou Marcelo.

Foto: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

“Além disso, a riqueza emocional das árias pode ajudar no desenvolvimento da empatia e da comunicação emocional”, acrescentou o maestro.

Marcelo de Jesus destaca que além da experiência como espectador, a ópera também pode ser uma ferramenta poderosa no desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas.

“Oficinas musicais, coral e até mesmo produções participativas permitem que crianças e adultos autistas expressem sua criatividade, melhorem a coordenação motora e desenvolvam interações interpessoais em um ambiente estruturado”, ressaltou.

Foto: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A coordenação do espetáculo pontuou que a inclusão na ópera não apenas enriquece a vida de pessoas autistas, mas também amplia o alcance dessa arte, trazendo novos públicos e perspectivas. Com pequenas adaptações e uma mentalidade aberta, os teatros podem se tornar espaços verdadeiramente acolhedores, garantindo que a ópera cumpra sua função mais nobre: emocionar, transformar e conectar pessoas, independentemente de suas diferenças.

Realizado com recursos da Lei Rouanet, com patrocínio do Bradesco, e com apoio da Innova e Swarovski, o Festival Amazonas de Ópera é organizado pelo Fundo do Festival em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Foto: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

FAO 2025

A programação da 26ª edição do Festival Amazonas de Ópera reúne três óperas, três concertos e dois recitais e marca o início de um projeto de cooperação internacional que vai criar o “Corredor Criativo da Amazônia”.

A iniciativa envolverá instituições culturais do Brasil, Colômbia, Portugal e a Áustria com o objetivo de promover o FAO internacionalmente, e inserir o festival e a cultura na agenda ambiental sustentável da Amazônia.

Artigo anteriorNavio “Soares de Meirelles” encerra missão com 11 mil atendimentos no Rio Madeira
Próximo artigoPolícia prende homem que matou indivíduo por vingança, em Jutaí

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui