
O Festival de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) foi tema de uma das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A 20ª questão da prova descrevia o evento e citava a rivalidade entre os bois Caprichoso e Garantido.
Além disso, a pergunta apresentava trechos de toadas de ambas as agremiações. Outro ponto destacado foi a divisão feita em Parintins, onde moradores e turistas precisam, de fato, escolher um lado, ou o azul ou o vermelho.
Nas redes sociais, internautas e influenciadores locais vibraram com a inclusão do Festival de Parintins em uma das provas mais concorridas do país. “Para mim, é motivo de orgulho e avanço no território cultural”, disse Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do boi-bumbá Garantido.
O primeiro dia do Enem 2024 aconteceu ontem (3). O caderno de provas continha 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol); 45 questões de ciências humanas e redação.
No próximo domingo (10), será o último dia. As provas terão 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
O Enem é a principal forma de acesso ao Ensino Superior em universidades públicas de todo o país.