
A Federação de Teatro do Amazonas (FETAM), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e o Teatro Experimental de Alta Floresta, apresenta o Cavaleiro Andante por Terras Amazônicas, Dom Quixote – O Cavaleiro Andante, personagem clássico da obra de Miguel de Cervantes, acompanhado de seu fiel escudeiro Sancho Pança, próximo dia 15 às 20h00, no Teatro Amazonas, com entrada gratuita.
A apresentação marca a abertura oficial da Mostra comemorativa dos 10 anos do Festival de Teatro da Amazônia, promovida pela FETAM – Federação de Teatro do Estado do Amazonas e Secretaria de Estado de Cultura.
O espetáculo Dom Quixote é baseado na obra de Antônio José da Silva, O Judeu, e foi montado em comemoração aos 20 anos do Teatro Experimental de Alta Floresta/MT em 2008. Conta com a direção do português Horácio Manuel e agora, retorna com algumas novidades.
Além da mudança de parte do elenco, a montagem apresenta novos elementos. A obra de Cervantes foi considerada, em 2002, o melhor livro do mundo por uma comissão de 100 críticos literários de vários países. Dom Quixote aborda temas como amor, sabedoria, amizade, enternecimento, encantamentos, justiça, loucuras e divertimento. O história narra a última viagem do fidalgo Dom Quixote em busca de aventuras, enfrentando leões, gigantes e outros seres que povoam o mundo do personagem. Quixote é acompanhado por seu fiel amigo e escudeiro Sancho Pança.
Dessas aventuras e desventuras saltam o amor e a bravura para enfrentar os “monstros” do dia a dia. É assim que nossa personagem vê gigantes em moinhos de vento e os enfrenta bravamente. É no espírito da busca de aventuras e de amor de Dulcinéia que ao vencer uma das batalhas Quixote conclama: “Haveis de confessar que a minha namorada Dulcinéia é a menina mais linda do mundo”.
Além da apresentação em Porto Velho, o espetáculo faz apresentação no Teatro Amazonas, em Manaus, no dia 15 de fevereiro, compondo a programação da Mostra comemorativa dos 10 Anos do Festival de Teatro da Amazônia.