Final do Amazonense de Vôlei coloca frente a frente São Sebastião e La Salle

Time do Centro Educacional La Salle/Foto: Divulgação

Quebrar uma hegemonia que perdura há 17 anos. Essa vai ser a missão do time do Centro Educacional La Salle, que vai enfrentar a equipe pedreira do Grêmio Esportivo São Sebastião, pela final do Campeonato Amazonense de Vôlei Adulto Feminino. A decisão ocorre nesta quarta-feira, dia 23, às 20h30, no Ginásio Renné Monteiro, localizado na Constantino Nery, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul. Com entrada gratuita, a competição promete reunir bom público, e recebe apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
Criado em 1991 pelo Frei Fulgêncio Monacelli, pároco da igreja de São Sebastião, o Grêmio Esportivo foi criado com o intuito de tirar os jovens da rua e incentivá-los ao esporte. Desde então, a iniciativa vem cumprindo seu papel, bem como se tornando uma potência dentro de quadra, reunindo atletas 17 e 18 anos, que treinam na quadra da equipe por aproximadamente duas horas, localizada na Rua Tapajós, Centro.


São Sebastião/Foto: Divulgação

Para a técnica do São Sebastião, Ana Carla, que está à frente da equipe desde 1995, o sucesso do time tem seus ‘segredos’. “O sucesso vem muito do treinamento, da dedicação dos atletas e professores. Na época, eu comecei nova na equipe a convite de uma amiga e faço parte desde 1995. Desde lá, a gente vem conseguindo alguns resultados importantes. Esse ano, tivemos uma renovação, e estamos procurado sempre melhorar a condição de jogo e buscando mais um título”, disse a comandante, que também já atuou na categoria de base do Grêmio.

Do outro lado, está a equipe do La Salle, sedenta pela conquista do título inédito. A missão, entretanto, o treinador Alexandre Chaves sabe que será difícil. Entretanto, acredita que a afinação técnica será sua ‘arma’ para tentar tirar um dos times mais tradicionais do Estado do páreo.

“Nunca vencemos essa competição, temos tradição nos Jogos Escolares e nas categorias de base, como mirim, infantil, infanto-juvenil, juvenil, onde temos conquistado títulos há dez anos. Sabemos que a equipe adversária tem tradição, ela ganha seguidamente nos últimos 17 anos, é um mito do vôlei feminino, time forte; que se reúne, mas também estamos investindo na preparação, treinando bastante, tirando os erros, pois queremos estar bem preparados”, comentou Chaves.

Time do Centro Educacional La Salle/Foto: Divulgação

Ainda segundo Alexandre, a equipe do La Salle é formada por um misto de atletas da fase escolar e que já foram atletas, consideradas adultas, mas que não chegam aos 23 anos, estão entre 15 a 17 anos, de 18 a 21 anos. “Seria uma conquista inédita, mas sabemos do grau de dificuldade. Entretanto, estamos confiantes de que podemos quebrar este tabu e quebrar a hegemonia delas”, destacou o atual campeão do Jeas e vice-campeão do JEJ.

Para o titular da Federação Amazonense de Vôlei (FAV), Tadeu Picanço, o jogo promete muitas emoções e deverá ser disputado ponto a ponto. “São duas equipes fortes, que querem muito ganhar, e o La Salle principalmente vai vir com tudo para conquistar um título inédito. Acredito que vai ser um jogão, e quem vier assistir vai se surpreender com a qualidade técnica e profissionalismo”, disse.

Terceiro lugar

Ainda nesta quarta-feira, 23, pelo Campeonato Amazonense de Vôlei Adulto Feminino ocorre a disputa do terceiro lugar entre Caec x Radar Anori, às 19h30, também no Renné Monteiro.

Artigo anteriorUEA sediará 1º Simpósio Norte da Associação Brasileira de História das Religiões
Próximo artigoAtletas parintinenses conquistam três ouros no Mundial de Jiu-Jitsu

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui