Fluvi-thru amplia vacinação em público ribeirinho em Manaquiri

Foto: Diego Peres/Secom

Ampliando o serviço oferecido pelo Governo do Estado, o mutirão Vacina Amazonas contou em Manaquiri, neste sábado (17/07), com um posto de vacinação em forma de drive-thru fluvial, o “fluvi-thru”.

As equipes aplicaram as vacinas diretamente nos usuários de transporte fluvial e em pessoas que moram nas proximidades, em comunidades ribeirinhas. Além do município, a ação de imunização ocorreu de forma simultânea nas localidades de Careiro Castanho e Careiro da Várzea.

O governador Wilson Lima falou sobre os esforços para acelerar o processo de vacinação, incluindo estas zonas com maior dificuldade de acesso.

Foto: Filipe Augusto

A coordenadora do posto, a enfermeira da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary da Costa Pinto (FVS-RCP), Tsiiary Duarte, explica que o posto é uma experiência nova em Manaquiri, mas que já foi utilizada em outros municípios. Em Manaquiri, ela avaliou como positiva a adesão pela população.

Áreas ribeirinhas

No fluvi-thru, a estratégia usada considerou a quantidade de pessoas no município que moram em áreas ribeirinhas, como é o caso da comunidade do Barro Alto, área afastada da sede do município. Lá, uma equipe volante de vacinação foi deslocada para vacinar pessoas dentro da comunidade, onde moram em torno de 400 pessoas.

A estudante Tatiana Oliveira, de 19 anos, foi a primeira vacinada pela equipe na comunidade Barro Alto e falou sobre o sentimento de receber a primeira dose.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui