FPS e OSCs fazem mobilização nacional para pessoas em situação de rua

Foto: Vitor Souza/Secom

O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) junto  das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que desenvolvem trabalho com pessoas em situação de rua, fazem mobilização nacional com oferta de diversos serviços para essas pessoas, nos próximos dias 18 e 19 de agosto, a partir das 17h na quadra da Escola Estadual Dom Pedro !I, no Centro de Manaus.

A mobilização nacional, em Manaus, será realizada por um grupo formado por quatro organizações da sociedade civil que trabalham com pessoas em situação de rua. Entre os serviços que serão oferecidos estão emissão de RG, CPF, Certidão de Nascimento, orientação jurídica, corte de cabelo, banho, doação de roupas e outros. O evento será uma ação de cidadania.

Foto: Vitor Souza/Secom

No dia 19, sábado, será realizado um culto ecumênico e apresentação gospel, a partir das 8h30 na Praça dos Remédios, também no Centro. A data faz referência ao episódio que ficou conhecido como o “Massacre da Sé”. Entre 19 e 22 de agosto de 2004, sete pessoas em situação de rua foram assassinadas com golpes na cabeça enquanto dormiam na região da Praça da Sé, no centro de São Paulo. Os ataques também deixaram oito pessoas feridas. Até hoje, ninguém foi preso pelos crimes.

Em Manaus, a população em situação de rua é marcada pela invisibilidade social, sujeitas a muitas vulnerabilidades como: a fome, o frio, a dependência química e a violência. Uma população que sofre diariamente as consequências de um preconceito enraizado em praticamente todos os setores da sociedade.

Foto: Vitor Souza/SECOM

Os motivos que levam uma pessoa à situação de rua são vários como: desemprego conflitos familiares, traumas, doença mental, dependência química, discriminação devido à orientação sexual, entre outros. A reinserção social e familiar é um processo complexo, o tempo pode variar de pessoa a pessoa.

O evento está sendo organizado pelas Organizações da Sociedade Civil (OSCs): Nova Aliança, Desafio Jovem, Janel Doylle, O Pequeno Nazareno além do FPS, da Secretaria de Estado da Justiça e dos Direitos Humanos (Sejusc) e da secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

Investimentos – A Associação Philippe Sócias da Comunidade Nova Aliança que trabalha no resgate social através de atividades, serviços e ações de cidadania para homens e mulheres em situação de vulnerabilidade social do centro de Manaus, já recebeu do FPS investimentos que somam mais de R$ 100 mil para a compra de equipamentos para cozinha e um veículo tipo van, para ajudar no transporte dos beneficiados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui