FVS-AM orienta HC de presidente Figueiredo sobre segurança de pacientes

Fotos: Divulgação/FVS

O novo hospital de campanha Eraldo Neves Falcão, em Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus), destinado ao atendimento de pacientes com Covid-19, recebeu, nesta quarta-feira (10/06), a equipe técnica da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). O objetivo da equipe foi orientar e verificar a aplicação de recomendações de segurança do paciente, previstas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nas unidades de saúde.


As recomendações realizadas aos hospitais de campanha estão previstas na Nota Técnica nº 08/2020 da Anvisa, que trata de segurança do paciente nos hospitais, mas também em demais estruturas que atendam suspeitos ou infectados com o novo coronavírus (SARS-CoV-2), que causa a Covid-19.

A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, apontou que as visitas são importantes para corrigir processos compatíveis com as recomendações destinadas ao atendimento à saúde de qualidade.

Fotos: Divulgação/FVS

Segundo a enfermeira Evelyn Campelo, integrante da equipe de quatro técnicos que realiza as visitas pela FVS-AM, está sendo aplicado o formulário da Anvisa para profissionais de saúde que atuam nos hospitais de campanha. Ainda segundo a enfermeira, também estão sendo avaliadas as condições de trabalho e protocolos para garantir, também, a segurança dos trabalhadores de saúde nas unidades hospitalares.

Entre as recomendações estão a prevenção a quedas de pacientes, práticas seguras para prevenção de lesão, prevenção de erros na administração de medicamentos e prevenção de infecção. Participam das visitas, técnicos da Comissão e Serviços de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Ceciss), Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa), todos departamentos da FVS-AM.

Cronograma – A equipe técnica visitou, na segunda-feira (08/06), o hospital de Campanha de Retaguarda José Resk, em Itacoatiara, e na terça-feira (02/06), o Hospital de Campanha de Manacapuru, no município de mesmo nome, distante 68 quilômetros de Manaus.

O cronograma de visita técnica nos hospitais de campanha para Covid-19 do Amazonas começou pela capital amazonense, no dia 28 de maio, no Hospital de Campanha da Nilton Lins e no dia 29 do mesmo mês, no Hospital de Campanha Gilberto Novaes, no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus.

Artigo anterior“Olhares em Quarentena” exposição Virtual do Liceu Claudio Santoro
Próximo artigoGestão municipal de áreas protegidas é tema de tribuna popular da CMM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui