O ginásio Renné Monteiro, na Avenida Constantino Nery, em Manaus, recebeu na última quarta-feira (18), encerrando a temporada de 2013, o “Gala Gym”, a Festa Anual da Ginástica Amazonense, com a participação das equipes do Adalberto Valle, CCF Magdalena Arce Daou, Centro de Excelência Caixa, Dance Hall e La Salle.
Foi uma festa de ritmos, como boi-bumbá, samba, funk, bossa nova e até Roberto Carlos. As apresentações terminaram com a performance de Bianca Maia Mendonça, amazonense da seleção brasileira de ginástica rítmica. Ela é umas revelações do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA) e recebe apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL).
Na semana passada, em Santiago, ela conquistou o tricampeonato sul-americano com a equipe canarinha. “Este foi um ano muito promissor, com inúmeras vitórias. Fechar as atividades aqui no Gala Gym, na minha terra e onde tudo começou, é o melhor de tudo”, disse Bianca.
A titular da SEJEL, Alessandra Campêlo, recebeu uma placa de homenagem como forma de agradecimento pelo apoio do Governo do Estado à modalidade. “Esta placa não é minha, mas de todas vocês (atletas), que representam o Amazonas e levam nosso nome para o mundo”, afirmou a gestora.
O evento contou também com a presença da vice-presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Verônica Martins, da presidente da Federação Amazonense (FAG), Artemis Soares, do secretário executivo da SEJEL, Anderson Souza, da secretária adjunta da SEJEL, Ruth Lilian, entre outras autoridades.
INTERCÂMBIO NA BULGÁRIA
Para uma das técnicas do CTARA, professora Alessandra Balbi, a temporada de 20 dias de estágio na Bulgária, realizada no mês de junho, foi altamente proveitosa para as ginastas Karla Costa, Emilly Góes, Laísa Silva, Maria Izabel Padilha e Vitória Nicole, que conquistaram boas colocações nas disputas internacionais.
“Sem dúvida, esse intercâmbio foi o diferencial para nossas meninas em 2013, pois com esse apoio de viagens internacionais que recebemos do Governo do Estado podemos estudar mais as concorrentes e adquirir novas experiências técnicas”.