Garagem construída em calçada é demolida em ação integrada da Prefeitura

Foto: Divulgação/Implurb

Uma garagem construída em uma calçada na rua Monte Granaro, bairro Chapada, zona Centro-Sul, ocupando irregularmente o logradouro público, foi alvo nessa terça-feira, 22/2, de demolição administrativa realizada por ação da Prefeitura de Manaus.


Foram retirados um boxe de alvenaria, a garagem e uma cobertura da área pública, não passível de regularização. Conforme dados da Polícia Militar e denúncia de populares, o local serviria como ponto para tráfico de drogas e esconderijo.

A ação foi integrada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) na correção e intervenção do tecido urbano, combatendo ocupações irregulares na capital.

A operação contou com suporte da Guarda Municipal, com Grupo de Operações Especiais (GOE), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

Foto: Divulgação/Implurb

Para o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, a população precisa respeitar áreas públicas, não fazendo uso irregular, ocupação ou deterioração, o que causa um prejuízo para todos. “Queremos uma cidade com melhorias urbanas e a população deve ser parceira tendo mais consciência quanto ao espaço público, como calçadas, logradouros e até mesmo vias e ruas, não tomando áreas de uso coletivo para benefício particular”, ressaltou.

Balanço 2021

De janeiro a dezembro de 2021, a autarquia realizou 45 demolições administrativas, sendo 31 relacionadas à Gerência de Fiscalização de Postura (GFP) e 14 da Gerência de Fiscalização de Obras (GFO). Em 2020, durante o primeiro ano da pandemia da Covid-19, o órgão fez apenas uma demolição de janeiro a dezembro.

No caso de ser uma área pública, é preciso buscar a prefeitura para verificar as regras e se há possibilidade de uso, se a legislação permite. “Temos bancas, quiosques, lanchonetes em áreas públicas, mas tudo com disciplina urbana. Quem estiver nesta situação deve tirar um pouco do seu tempo com a regularização para evitar danos futuros e até prejuízos”, observou Andrade.

Atendimento

Denúncias sobre obras irregulares e afins são atendidas pelo número do Disque Ordem, o 161, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e por e-mail, para o [email protected].

O Plano Diretor de Manaus define que os passeios e logradouros públicos devem ser mantidos em bom estado de conservação pelo proprietário do lote, de forma a permitir, com acessibilidade, o trânsito de pedestres e cadeirantes.

Artigo anteriorSejusc entrega mais de 500 vias de RGs em Atalaia do Norte
Próximo artigoFenômeno de luzes no céu intriga moradores em São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui