Garimpeiros, alta da Gasolina e Gás tira a guerra da Ucrânia do noticiário nacional

A americana Ipiranga já controla venda de diesel no Brasil - Foto: recuperada/recorte

A imprensa brasileira, pela primeira vez em uma semana, tirou a guerra na Europa das manchetes principais. Os jornais paulistas optaram por noticiar na capa o fim da exigência do uso de máscaras em São Paulo.


Nos onlines, atenção à decisão da Petrobrás de reajustar o preço de gasolina, diesel e gás, após disparada do petróleo: a alta chega a inacreditáveis 24,9%.

Posto Ipiranga

Outro alerta para o impacto da guerra no Brasil é que, com a disparada do petróleo, a Ipiranga já controla venda de diesel. Na Bahia, combustível já está 35% mais caro. Enquanto isso, a Petrobrás separa R$ 13,1 milhões para pagar bônus a executivos em 2022.

Mais um desastre ambiental

Os jornais dão destaque tímido a uma decisão que terá pode vir a se transformar no próximo grande desastre ambiental sob Jair Bolsonaro. A Câmara aprovou ontem a urgência para projeto de mineração em terra indígena, mas deixa a votação para abril.

Fake News dos garimpeiros

Valor alerta que o projeto esconde uma fake news. A intenção do PL 191 é viabilizar garimpo de ouro em terra indígena, denuncia a deputada Joenia Wapichana (Rede-RR).

No Globo, Míriam Leitão condena: Câmara deu tapa na cara do país. “Proposta interessa a meia dúzia de mineradoras e aos garimpeiros e eles não estão atrás de potássio, e sim de ouro e outros metais nobres. O risco para o país é gigante”, observa.

Ministério Público

O Ministério Público Federal vê falácia em liberação de garimpo em terra indígena e diz que vai contestar projeto. A votação ocorreu enquanto do lado de fora do Congresso era realizado o Ato pela Terra contra o que chamam de pacote da destruição, uma série de projetos criticados por ambientalistas.

O ato foi liderado pelo cantor Caetano Veloso. A foto dele estampa a capa do Globo e o ato ganha repercussão internacional, com despacho distribuído pela Associated Press — leia mais em Brasil na Gringa.

Garimpeiros na BR-163

Estadão revela que garimpeiros avisaram Bolsonaro que farão bloqueio total da BR-163 na madrugada desta sexta. “Grupo enviou ofício ao presidente para informar sobre o protesto no Estado do Pará. Ações de investigação resultaram na destruição de maquinário usado na exploração ilegal”, reporta o jornal.

Arrecadador de Bolsonaro

Estadão traz reportagem com um perfil de Bruno Scheid, apresentado pelo jornal como arrecadador de campanha de Bolsonaro, que conquistou Michelle e Carlos.

Pecuarista, ele também já figurou nas páginas policiais de Rondônia como autor e vítima em situações crimes ligados ao conflito de terras. “Scheid tem livre acesso ao gabinete presidencial do 3º andar do Palácio do Planalto”, informa.

Fora da Agenda

Na última segunda-feira, quando Bolsonaro recebeu um grupo de pecuaristas fora da agenda – o encontro só apareceu registrado no dia seguinte –, o pecuarista estava sentado ao lado esquerdo do presidente – na semiótica da política, uma demonstração de poder e prestígio.

Boletim da Fundação Perseu Abramo

Artigo anteriorEspecialistas em restauro visitam o antigo Museu do Porto para reabilitação
Próximo artigoReeducandos concluem serviços de pintura em unidade escolar estadual de Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui