Ginásio Aristophano Antony – O Ginásio do Rio Negro Clube – por Dudu Monteiro de Paula

Foto: Reprodução

O ano de 1975, foi de destaque para o “galo” da Praça da Saudade.


O clube ganhou outra joia, para coroar a famosa sede social do Atlético Rio Negro Clube, “O PALACIO DOS ESPELHOS”: um ginásio com capacidade para duas mil pessoas, com piso da melhor qualidade para os esportes de quadra.

O Rio Negro, desde sua inauguração foi o precursor das mais variadas modalidades esportivas, a saber: Esgrima; o nascimento do Jiu Jitsu para o Brasil; Natação; Polo Aquático; “Aqualoucos”; Balé aquático; Travessia do Rio negro; dentre outros com grande destaque e lógico, o futebol “Barriga Preta”.

O Presidente do clube à época, o empresário ÉZIO FERREIRA empreendeu um projeto arrojado e no local onde nasceu o handebol manauense, construiu um ginásio de esportes e resolveu inaugurá-lo em grande estilo. Acredito que foi o primeiro clube a ter um ginásio no Amazonas!

Foto: Reprodução

Em março de 1975, o Ézio reuniu comigo e solicitou para a inauguração, um grande time de “futebol de salão” (hoje FUTSAL). Eu era o Presidente da FAUD e ia com a seleção amazonense aos Jogos Universitários Brasileiros.

A Faculdade Campeã da modalidade daquele ano foi a Gama Filho do Rio de Janeiro, uma verdadeira seleção brasileira (um timaço)! Convidei e eles vieram a Manaus.

Com a presença de um grande público e autoridades da cidade, a programação foi longa e agradável. Contou com a presença de muitos destaques desportivos do clube, além do Prefeito de Manaus, o Coronel Jorge Teixeira, que dentre outros predicados, um excelente jogador de voleibol, um atleta praticante e o introdutor do voleibol de praia no Amazonas.

Na abertura, a apresentação das meninas da ginástica amazonense, medalhistas em nível nacional, seguida por um jogo de basquete e um de voleibol. Como atração principal, se é que assim podemos falar, o grande jogo de “futebol de salão”.

Foto: Reprodução

O adversário da Gama Filho, logicamente, a equipe do Rio Negro. Que em 1974, tinha vencido o brasileiro em Belém (PA), derrotando a fortíssima equipe do SUMOV do Ceará, time histórico do “futebol de salão” nacional.

Para reviver este “Galo Robusto” campeão – Goleiros: Flavio Antony e Mário Costa; Jogadores: Alfredo, Berdana, Petronilo, Álvaro Mestrinho, Armando, Muni e Zé Rogério Antony. Acreditem uma equipe de respeito: força, técnica, talento e se faziam respeitar.

Vale lembrar, que naquela época a bola era bem mais pesada; não quicava; era proibido entrar na área; lateral com as mãos e; outras diferenças.

A inauguração foi em uma noite quente, com o ginásio “entupido” e muito barulho, quase quatro mil pessoas, o dobro da capacidade! Porém, nem o grande público, nem a equipe do Rio Negro, foram capazes de parar a seleção da Gama Filho. Um jogo de gigantes!

Foto: Reprodução

O time carioca mostrou, que era sim, o melhor do Brasil do “futebol de salão” e venceu o jogo por 4 a 1.

Ninguém ficou triste, pois quando o adversário é melhor, temos mais é que aplaudir! E foi exatamente que aconteceu, uma noite inesquecível! Muitos anos passaram, porém, algumas destas estrelas do Amazonas, estão aí para contar a História, que também presenciei.

Graças ao atual Presidente do Atlético Rio Negro Clube, JEFFERSON OLIVEIRA, o ginásio foi resgatado, reformado e está em pleno uso, com excelente manutenção.

A recuperação do patrimônio do GALO DA PRAÇA DA SAUDADE, O CENTENARIO ATLETICO RIO NEGRO CLUBE, reforça o sentimento quando entramos na bela sede do clube. Se concentrarmos, conseguimos escutar no fundo coração: “EM QUAQUER ESPORTE O RIO NEGRO É O MAIS FORTE”.

Muito obrigado Presidente Jefferson, pois o eco desta canção está cada vez mais audível!

Por hoje é só! Semana que vem tem mais! Fuuuiiiiii!

[pdfviewer width=”600px” height=”849px” beta=”true/false”]https://correiodaamazonia.com/wp-content/uploads/2020/11/Inauguracao-do-Ginasio-do-Rio-Negro.pdf[/pdfviewer]

Artigo anteriorCareiro é o primeiro município a ter ambulatório de assistência médica
Próximo artigoWhatsApp entra com ação contra empresas por envio de mensagens em massa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui