Governador Omar Aziz participa da primeira noite do Carnaboi

Omar e Nejmi Aziz no Sambódromo/Foto: Alfredo Fernandes

Omar e Nejmi Aziz no Sambódromo/Foto: Alfredo Fernandes


O governador Omar Aziz, acompanhado da primeira-dama Nejmi Jomaa Aziz, participará da abertura da 14ª edição do Carnaboi, evento promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), no Sambódromo, a partir das 20h30, de hoje, segunda-feira (03).

 

O evento, que encerra na noite de terça-feira (04), tem a expectativa de reunir mais de 100 mil pessoas por dia, que assistirão as apresentações de 20 atrações em trios elétricos. Neste ano, o Carnaboi apresenta novidades no seu formato. Além dos bois de Parintins, Caprichoso e Garantido, a festa contará com a participação dos bumbás de Manaus, Brilhante, Corre-Campo e Garanhão.

Outra inovação é o Desafio de Toadas. A cada hora de apresentação, dois trios elétricos sairão ao mesmo tempo, sendo um da concentração e outro da ferradura, para se encontrarem no centro do Sambódromo e realizarem o Desafio de Toadas.

Estrutura e segurança – Além dos banheiros existentes no Sambódromo, a estrutura da festa contará, ainda, com 60 banheiros químicos e uma equipe de 120 pessoas para a limpeza do local. Para garantir a segurança dos brincantes e espectadores, o Governo do Amazonas inseriu a festa dentro das ações da Operação Integrada do Carnaval 2014, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que conta com um efetivo, de aproximadamente, 7,5 mil servidores de órgãos das esferas municipal, estadual e federal.

Somente da área direta de Segurança Pública estão atuando cerca de 6,5 mil policiais militares, civis, agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Bombeiros, Corregedoria-Geral e Secretaria-Executiva de Inteligência. A Operação Integrada será o último teste do modelo de segurança a ser empregado no Fan Fest da Copa do Mundo em Manaus, sob a coordenação da Secretaria Executiva Adjunta de Grandes Eventos (Seasge) da SSP-AM.

De acordo com o secretário estadual de Segurança, o coronel Paulo Roberto Vital, o planejamento do Carnaval deste ano vem sendo realizado desde o início do ano. “É uma ação integrada com a participação de muitos órgãos, que estão trabalhando juntos para que a população de Manaus tenha uma festa com segurança e sem transtornos”, disse.

Ele frisou que o objetivo principal da operação é assegurar a integridade física da população que participar dos eventos de Carnaval. “O Carnaval é um evento cultural onde todos nós queremos que o povo se divirta, acima de tudo com responsabilidade, para que, na Quarta-Feira de Cinzas não haja tristeza. Quem for ao Sambódromo vai passar por uma triagem para que a população de Manaus tenha uma festa com segurança e sem transtornos”, citou.

A Operação Carnaval 2014 começou no dia 27, quinta-feira, de fevereiro, e vai até o dia 5 de março, Quarta-Feira de Cinzas, e alcança ainda o dia 8 de março, sábado, com o desfile das escolas campeãs. Além dos desfiles das escolas de samba, também fazem parte do planejamento o Carnaboi e o Bloco das Piranhas. Os eventos foram escolhidos pela SSP-AM como de interesse para o exercício do plano de segurança para grandes eventos.

 

Monitoramento – No Centro de Convenções será instalado o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), reunindo os interlocutores dos órgãos envolvidos na operação, que estará sendo acompanhada também do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC-R), que funcionará no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

 

Artigo anteriorPrefeituras de Humaitá e Boca do Acre recebem ações do Governo
Próximo artigoA Venezuela de Nicolás Maduro continua em convulsão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui