TCEAM
Início Amazonas Governo do Amazonas entrega kits de ajuda humanitária em Borba

Governo do Amazonas entrega kits de ajuda humanitária em Borba

Foto: Larissa França

O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil do Amazonas, realizou, na última sexta-feira (24/05), a entrega da ajuda humanitária e de purificadores de água de uso coletivo (projeto Salta-z) aos moradores do município de Borba na calha do Madeira, em decorrência da cheia 2019.

A solenidade de entrega da ajuda humanitária ocorreu no ginásio da Escola Estadual de Tempo Integral Balbina Mestrinho e contou com a presença do prefeito de Borba, Simão Peixoto, o secretário da Defesa Civil do Amazonas, TC Francisco Máximo, o chefe do Estado Maior do CBMAM, coronel BM Jair Ruas Bragam e deputado estadual Dr. Gomes e vereadores do local, entre outras autoridades.


Foto: Larissa França

Um total de 2.332 famílias cadastradas receberam os seguintes itens: 2.332 cestas básicas, 5.487 kits higiene, 1.371 kits dormitórios, 1.371 kits limpeza, 137 colchões, 137 jogos de cama, 137 travesseiros e sies purificadores de água do projeto Salta-z.

O prefeito de Borba, Simão Peixoto, agradeceu a parceria. “Quero agradecer de coração ao governador Wilson Lima, por olhar o povo do interior. Então, graças a Deus, chegou essa parceria do Estado com a Prefeitura de Borba, minha gratidão e de todos os moradores do município”, ressaltou.

Já o deputado estadual, Dr. Gomes, destacou a importância do projeto Salta-z, que está levando água potável para as comunidades mais isoladas no Amazonas. “É a presença do Governo do Estado que traz saúde através da água. Esse Salta-z, que é um filtro purificador de água, é uma tecnologia nova e não foi implantada dessa forma em nenhum lugar do Brasil; primeiro local está sendo no Amazonas”, frisou Dr. Gomes.

Foto: Larissa França

E o município de Borba não poderia ficar de fora da implantação do novo projeto da Defesa Civil do Amazonas, que é levar saúde ao interior através da água potável. O projeto Salta-z vem se destacando por levar às comunidades mais isoladas da região o que parecia impossível.
Desta vez a comunidade beneficiada foi a Sempre Viva Santana, localizada a 35k m em linha reta da cidade, pouco mais de 50 minutos de barco, com aproximadamente 62 famílias.

“Nós estamos dando continuidade a um trabalho que o Governo vem desenvolvendo de levar saúde à população, de levar qualidade de vida. E hoje estamos aqui tendo a felicidade de poder instalar mais um projeto Salta-z, mais um purificador de água, que vai beneficiar aproximadamente 300 pessoas da comunidade”, ressaltou o secretário Francisco Máximo.

Para o líder comunitário da Comunidade Sempre Viva Santana, Valdir Pinheiro, esse foi um dia inesquecível. ”Quero agradecer muito ao governador Wilson Lima por ter trazido essa água boa para a gente e isso eu me sinto satisfeito. Hoje eu estou demais alegre meu coração está batendo forte”.

As ações de ajuda humanitária e do projeto Salta-z, realizadas pela Defesa Civil do Amazonas vão continuar, dando início à segunda fase da Operação Enchente 2019.

Artigo anteriorA greve dos professores – por Flávio Lauria
Próximo artigoEx-jogador da seleção é preso durante jogo em Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.