
Há quase cinco décadas, reunia-se na Academia do Barro Branco, jovens vindo dos diversos estados brasileiro, em busca de grande sonho, tornar-se oficial da Policia Militar dos seus Estados. Destes surgiram Governador – Luiz Antonio Fleury, Vice Presidente do Tribunal DE JUSTIÇA DO ESTADO –DR Eros Picelli, Presidente Do TRIBUNAL DE Justiça Militar DO ESTADO DE SÃO PAULO-DR PAULO ANTONIO PRAZAC Comandantes das Policias, e outros destaques não menos importantes ou mais importantes, destaca-se o “Capitão Alberto Mendes Junior”, Herói de nossas instituições, que tal como “Tiradentes”, se imortalizou pelo grande feito de entregar-se, dando sua própria vida, para salvar seus comandados.
Talvez poucos saibam deste fato heróico, precisamos massificar este episódio nas nossas instituições, com palestras, livros, filmes e toda qualquer divulgação, é pouco e muito pouco o que fazemos por este Herói, no momento em que nosso país está carente de valores morais de honestidade e responsabilidade. Vamos tratar com mais afinco este fato heróico, quem sabe assim, podemos ajudar e melhorar a nossa sociedade.

“Capitão Alberto Mendes Junior, você morreu cedo, mais viverá para sempre nos corações dos seus amigos, de sua família, e de nossas corporações.”
Venho de longe, muito longe, do Amazonas, mas precisamente de Rio Preto da Eva, onde exerço a função de Secretário de Segurança Municipal, trazer meu abraço a todos, do tamanho daquele grande Estado.
A nossa sociedade, está refém de bandidos, de corruptos, e do crime organizado, etc. eles roubam, matam indiscriminadamente, atingindo nossas famílias e até nossas instituições; Estamos fracos, mais lutamos como podemos em busca de proteção social, a falta de valorização dos nossos Policiais e Guardas Municipais e todos os que compõem a Segurança Publica, é notório.
Muitos já tombaram e vão continuar morrendo no exercício do dever, se os nossos dirigentes não se conscientizarem dessa extrema necessidade, seremos todos exterminados.Temos que ter coragem de mudar para continuar a nossa árdua missão de proteger o cidadão:
– Criando o Ministério da Proteção Social, onde todos nós seremos engenheiros sociais e administradores de conflitos, como profissão. O Governo Federal entraria com percentual de participação no pagamento de pessoal, equipamentos e instrução, pois os nossos estados não suportam a grande carga financeira.
– Unificaremos a Segurança Publica, falando a mesma linguagem de norte a sul do Brasil, com Sistema de Inteligência forte e eficaz, pois o ostensivo já não intimida mais, fazem até pouco caso de nossas viaturas e policiamento fardado.
– Vencimentos melhores, equipamentos modernos, proteção às nossas famílias, com saúde e educação, e seguro para os que morrerem em serviço. A Segurança é muito caro, mas uma vida quanto vale? “Não tem preço!”

– A criação da Fundação Mendes Junior para atender as necessidades dos familiares, daqueles que morreram à serviço da Segurança Publica.
Não podemos ficar em segundo plano, pois exercemos uma nobre missão e temos que ser tratados com mais dignidade, para melhor executar a tarefa de proteção social, que somos cobrados no dia a dia pela população, que juramos protegê-la e defende-la, até com sacrifício da própria vida, como Mendes Junior e outros tantos, que já até esquecemos, pois é banal matar o Guarda Municipal e o Policial e todos que compõem a segurança publica. Esta é a nossa Bandeira, “Salve Salve! A Pátria Brasileira.”
(Toque de silencio para reflexão e homenagem a todos que tombaram na nobre missão). São Paulo, 10 de Maio de 2018.
Cel. RR/ PMAM Francisco Orleilson Guimarães é companheiro e Amigo do herói falecido.
