Homens e mulheres com mais de 60 anos terão prioridade na tramitação de processos judiciais

Foto: Recorte

Entre os dias 5 e 9 de agosto, o Tribunal de Justiça do Amazonas realizará a “Semana de Atenção à Pessoa Idosa no Primeiro Grau”, para dar prioridade a processos que têm como parte pessoas acima de 60 anos de idade. A ação, que abrangerá as unidades judiciais da capital e do interior do estado, está alinhada às diretrizes da Resolução n.º 520/2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – que trata da Política Judiciária sobre Pessoas Idosas – e é uma das iniciativas projetadas e sugeridas pelo Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária de Atenção à Pessoa Idosa, do TJAM.


A regulamentação do período de esforço concentrado foi feita pela Portaria n.º 1.667/2024, disponibilizada no Diário da Justiça Eletrônico do último dia 17 de maio e assinada pela presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge. O documento prevê a realização de audiências de conciliação e mediação com o público de pessoas idosas, além de sentenças e baixas processuais.

Segundo a portaria, no período da programação os magistrados e as unidades judiciárias deverão adotar medidas, como: proceder, prioritariamente, à análise de investigar todos os processos que tenham como partes interessadas pessoas idosas; processos não baixados, com o objetivo de efetivar o trânsito em julgado ou a remessa em grau de recurso ou, ainda, a baixa ou o arquivamento definitivo; promover as atualizações nos sistemas processuais; realizar os expedientes necessários para que os processos alcancem a fase de arquivamento definitivo e agilizar o trâmite dos processos já julgados visando à baixa processual.

A ação é uma proposta do Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária de Atenção à Pessoa Idosa e o projeto teve apoio da Divisão de Gestão de Projetos/Seplan.

Artigo anteriorPolícia prende falsos pastores por estelionato, falsidade ideológica e uso de documentos falsos
Próximo artigoArtesãos de Borba recebem materiais para fortalecer cultura durante Festejo de Santo Antônio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui