Hospitais da Ucrânia podem ficar sem oxigênio em 24h, alerta a OMS

Segundo a entidade, alguns hospitais já esgotaram suas reservas, "e a maioria deles está perto disso nas próximas 24 horas" - foto: recuperada

As autoridades da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertaram, neste domingo (27/2), para a iminente falta de oxigênio na Ucrânia.


“A maioria dos hospitais pode esgotar suas reservas de oxigênio nas próximas 24 horas”, disseram o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Henri P. Kluge. “Alguns já esgotaram. Isso coloca milhares de vidas em risco”, afirmaram.

A OMS informou que trabalha para garantir o fornecimento de oxigênio ao país – foto: recuperada

A organização declarou que trabalha para garantir o fornecimento de oxigênio à Ucrânia. Uma das metas é trazer o insumo médico da Polônia. O oxigênio é fundamental para feridos, idosos e bebês recém-nascidos, a falta dessa substância pode ser fatal.

“É imperativo garantir que suprimentos médicos que salvam vidas – incluindo oxigênio – cheguem àqueles que precisam deles”, disse o comunicado.

Mais cedo, em uma coletiva de imprensa em Brasília, o encarregado de negócios da embaixada da Ucrânia em Brasília, Anatoliy Tkach, salientou que as tropas russas estão bloqueando a chegada de ambulâncias nos lugares afetados, o que também inviabiliza a chegada de oxigênio.

“As tropas de invasão seguem violando as leis de guerra. […] Os soldados russos estão impedindo as ambulâncias de chegarem aos lugares. Então os médicos estão indo andando atender os feridos”, disse Tkach.

Metrópole

Artigo anteriorBandidos estão andando armados em pleno dia, no Alfredo Nascimento (vídeo)
Próximo artigoCUT-AM vai conceder o título ‘Cidadão Inimigo do Amazonas” a Jair Bolsonaro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui