
Canários-da-terra venezuelanos apreendidos no aeroporto de Manaus foram devolvidos ao país nativo. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Amazonas (Cetas/AM), realizou a missão interestadual e internacional para a repatriação das 127 aves (Sicalis flaveola flaveola).
As aves foram apreendidas pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, no momento em que seriam transportadas para Guarulhos (SP), com destino ao comércio ilegal de fauna silvestre. Após a apreensão, os animais foram encaminhados ao Cetas do Ibama no Amazonas, onde receberam atendimento técnico especializado e passaram por procedimentos de avaliação e monitoramento sanitário.
Com o apoio de especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e da Polícia Federal, foram realizadas análises morfológicas e de isótopos estáveis, que confirmaram que os espécimes possuem distribuição natural restrita ao território venezuelano, não sendo nativos do Brasil. Diante desse resultado, a soltura em território nacional não foi autorizada, uma vez que poderia causar impactos ambientais.
A ação reforça o compromisso do Ibama com o combate ao tráfico de fauna, a cooperação internacional e a destinação ambientalmente adequada de animais silvestres apreendidos, assegurando que retornem, sempre que possível, ao seu ambiente natural de origem.




