Ibama resgata filhote de onça preta em Manaquiri/AM

Filhote de Onça Preta resgatada pelo Ibama/Foto: BPAMB

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/AM) resgatou, um filhote de onça preta (Panthera onça), no município de Manaquiri/AM.
O filhote estava sob os cuidados de moradores da comunidade Araçatuba, localizada nas proximidades do Lago Mirau. De acordo com os moradores, ele teria sido encontrado sozinho, e resgatado pelos comunitários no dia 15 de junho.


O animal, chamado de Grego pelos comunitários, foi o primeiro espécime de onça preta recebido pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama. Agora está sob a guarda do Zoológico do Cigs, onde se encontra aos cuidados de veterinários e biólogos, e, mediante autorização do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), poderá vir a compor o plantel do zoológico.

A onça preta e a onça pintada são variações de uma mesma espécie (Panthera onça). A onça preta possui a pelagem escura devido à maior quantidade de melanina, característica determinada geneticamente e que é mais rara. Mas é possível ver manchas no formato das encontradas nas onças pintadas com padrão amarelado, as mais conhecidas. As onças são os maiores felinos das Américas e têm uma grande importância na manutenção do equilíbrio dinâmico dos outros seres da floresta.

O Ibama destaca que a criação de animais silvestres sem autorização é proibida por lei e está sujeita a sanções. Ressalta ainda que no caso de algumas espécies, além de ser proibida, a criação pode oferecer riscos para a saúde e a segurança das pessoas, como é o caso da espécie em questão.

Este filhote de onça preta é a quinta onça recebida pelo Ibama no ano de 2015. Além das onças, também foram recebidos um maracajá, um gato mourisco e uma jaguatirica, contabilizando oito felinos até o momento.

Artigo anteriorNovo Comandante da PMAM já enfrenta primeira ameaça de greve geral
Próximo artigoProcon-AM divulga pesquisa de preços de brinquedos, em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui