Idosos e pessoas com deficiência têm direito ao ‘Bilhete de Viagem’

Secretário Wanderley Dallas, explica o benefício a idoso/Foto: Divulgação

Secretário Wanderley Dallas, explica o benefício a idoso/Foto: Divulgação


Idosos que precisarem sair de Manaus por via fluvial podem contar com o auxílio do “Bilhete de viagem do idoso”, benefício concedido pela  Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), em parceria com a Ouvidoria Geral.

Os agendamentos acontecem sempre às terças-feiras, no posto do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) localizado no Porto, de 08h00 às 17h00.

A gratuidade das passagens é válida em território aquaviário interestadual e tem como base a Lei Federal número 10.741/2003 (que integra o Estatuto do Idoso) e Resolução 260 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

De acordo com a Lei, cada embarcação deve destinar duas vagas da lotação total de passageiros aos assegurados que comprovarem renda igual ou inferior a dois salários mínimos. É considerada idosa a pessoa com idade a partir de 60 anos. Os agendamentos acontecem, sempre, uma semana antes da data do embarque. Caso o interessado precise viajar com urgência deverá pagar o valor da meia passagem.

Segundo o ouvidor geral, deputado Wanderley Dallas, a legislação assegura os direitos fundamentais da pessoa idosa e cria condições para promover a autonomia e a integração social. “Além de amparar os idosos o benefício ainda é válido para a pessoa com deficiência. Para ter direito é necessário apresentar documentos de identificação, passe livre Federal ou laudo médico”, explica.

Os documentos necessários são: para os idosos – três cópias do RG e duas do extrato bancário referente ao último salário; para os deficientes – três cópias do RG e do passe livre Federal ou laudo médico.

Artigo anteriorSegunda Academia ao Ar livre de Manacapuru será inaugurada hoje
Próximo artigoClóvis Barreto supera Trindade em debate de preparação para eleição

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui