Implantação da ISO 9001 será o primeiro compromisso da CMM

Diretoria da CMM reunida debate implantação da ISO-9001/Foto: Tiago Correa

Diretoria da CMM reunida debate implantação da ISO-9001/Foto: Tiago Correa


A Câmara Municipal de Manaus (CMM) deu mais um passo em relação ao Processo de Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), a ISO-9001, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

A implantação da ISO-9001 na Casa Legislativa municipal é uma das metas prioritárias do presidente da CMM, Bosco Saraiva (PSDB).

O modelo simplificado de processo de implantação do SGQ na Câmara foi apresentado na manhã desta quinta-feira (23), durante a primeira reunião do programa com diretores da Casa, Escola do Legislativo, Informática, Controladoria e Corregedoria, pelo consultor de sistemas públicos, o servidor municipal Leôncio Oliveira, que irá coordenar todo o processo de preparação de certificação da ISO 9001, junto com a Casa Legislativa.

Como explicou o controlador geral da CMM, Gilson Nogueira, a Casa tem 11 meses para cumprir as metas do programa, que vão ser perseguidas pela Presidência e por todos os funcionários, para a certificação. “Para isso elencamos uma gama de processos e elegemos um para a certificação. Hoje foi o pontapé inicial para esse sonho, do presidente e da Casa, de se tornar realidade”, disse ele.

O controlador explicou que a comissão gestora de todos os processos e equipes de trabalho do Programa de Implantação de Gestão da Qualidade estão sendo constituídas e a partir da definição, o presidente tomará ciência de todo esse processo. Na próxima semana, segundo Nogueira, a equipe se reunirá para definir os treinamentos, formação de auditores internos e todos os processos elencados no cronograma de execução do processo.

O presidente, como ressaltou, fez um grande esforço e trouxe o técnico Leôncio Oliveira para colaborar, pois tem experiência de certificação de qualidade em outros locais aos quais trabalhou e prestou consultoria.

Certificação inicia no Protocolo

O trabalho na CMM, como explicou Leôncio Oliveira iniciou em outubro de 2013 com o processo de diagnóstico da situação em relação aos processos que a ISO 9001 solicita para a certificação (estrutura organizacional e do grau de maturidade dos processos já existentes). Todas as discrepâncias foram relacionadas e a Presidência tomou a decisão de melhorar todos os processos da Casa iniciando pelo setor de Protocolo, que também envolve Informática, Escola do Legislativo, Recursos Humanos e Comunicação.
 
O consultor disse, também, que o Manual de Qualidade foi elaborado e que ele independe do andamento das atividades. “Ele apenas será atualizado a partir da implantação dos procedimentos”, argumentou.
 
Na abertura oficial dos trabalhos, Leôncio apresentou a logomarca padrão do programa na Câmara, que vai acompanhar todo o processo. De acordo com ele, a partir de agora é distribuir as tarefas para os diretores e, consequentemente, para os servidores. “Queremos chegar ao final do ano com essa certificação”, disse ele.

O programa, segundo ele, começa com 13% das atividades concluídas. “Nossa meta é concluir 100% das atividades até outubro”, assegurou, ao afirmar que dentro desse cronograma de atividades, todos os procedimentos da Casa serão realinhados, padronizados, para que cada um faça seu trabalho de acordo com as normas de qualidade exigem.

Entre as decisões a serem tomadas pela Casa, com vistas à implantação do SGQ na CMM, estão a nomeação do representante da direção, criação do Departamento de Planejamento e Gestão de Qualidade, definição do Conselho de Gestão de Qualidade, grupos de trabalho, revisão do organograma da CMM e a comunicação formal à comunidade interna sobre a implantação e atualização do site da CMM com a gestão de qualidade.

A política de qualidade a ser implantada na Câmara visa buscar a excelência de seus serviços, trabalha com a ética e a transparência para melhorar as formas de comunicação entre o Poder Legislativo municipal e os munícipes, valorizando o ser humano.

Artigo anterior‘Casa da Justiça’ facilita acesso da população ao Judiciário no AM
Próximo artigoSEJUS coordena ação de prevenção ao tráfico de pessoas, em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui