Indígenas da etnia Warao recebem ações de prevenção à Covid-19 em Manaus

Foto: Reprodução

Em Manaus, refugiados e migrantes venezuelanos da etnia indígena Warao, assim como não indígenas, são beneficiados pelo Projeto Emergência Manaus – WASH, que tem como foco a prevenção à Covid-19 por meio da melhoria das condições de água, higiene e saneamento em abrigos e espaços de acolhimento. O projeto é uma estratégia do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com Cáritas Arquidiocesana de Manaus.


O objetivo é desenvolver melhorias das condições de água, higiene e saneamento em abrigos e espaços de acolhimento na capital amazonense para refugiados e migrantes venezuelanos, sejam indígenas Warao ou não indígenas, na prevenção à Covid-19. Nesta fase, dez locais serão contemplados com entregas de coletores seletivos, itens de limpeza, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outros. A iniciativa também entregará kits de prevenção à Covid ao público-alvo, com estimativa de beneficiar cerca de 700 pessoas.

Na primeira fase da estratégia, realizada entre novembro de 2020 a janeiro de 2021, 6.699 indígenas Warao e não indígenas em situação de abrigamento, além de brasileiros em situação de vulnerabilidade social, foram atendidos com kits familiares que contém toalha, escova de dente, desodorante, xampu, sabão em barra, esponja, escova de lavar roupa, barbeador, absorvente feminino, papel higiênico, fraldas, sabonete, creme dental, sabão líquido e circulador de ar; e o kit de prevenção à Covid-19, com álcool em gel, sabonete e desinfetante.

Nos abrigos de indígenas e não indígenas, existe o comitê de limpeza que, em conjunto com Unicef e Cáritas, dentro das ações do projeto de WASH, recebeu EPIs que foram distribuídos às equipes responsáveis pela manutenção dos espaços. “No início, alguns membros do grupo não quiseram usá-los, mas após a orientação dos monitores, compreenderam que os equipamentos são necessários para a prevenção ao vírus”, esclarece Henriete Melo, coordenadora técnica do Projeto pela Cáritas.

Artigo anteriorWilson Lima acompanha despesca de tambaquis que serão doados para famílias
Próximo artigoPrefeitura beneficia 57 mil famílias com a suspensão do corte de água 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui