‘Inexperiente’, time da Copa é mais rodado que seleção do penta

Final da copa do mundo 2002
Final da copa do mundo 2002

Uma das maiores críticas à convocação da seleção brasileira de Luiz Felipe Scolari, é com relação à falta de jogadores experientes. No entanto, os números não mostram isso: a equipe titular do treinador, que ele já deixou claro que será a mesma da Copa da Confederações, salvo alguma lesão, tem 78 jogos a mais pela seleção do que o time pentacampeão mundial em 2002.


Até o início da Copa do Mundo da Coreia do Sul e do Japão, a equipe titular que levantou a taça para o Brasil tinha, junta, 321 jogos pela seleção. O capitão Cafu era quem mais tinha atuado, entrando em campo em 75 partidas, seguido por Roberto Carlos, 65.

12 anos depois, o novo time titular de Felipão já fez 399 partidas e ainda terá mais dois amistosos antes da Copa para engrossar a vantagem. No time atual, Júlio César e Daniel Alves são os atletas que mais atuaram, com 78 e 74 partidas, respectivamente.

Quando o assunto é gol, a vantagem muda: os jogadores titulares de 2002, até o início da Copa do Mundo, já tinham feito 126 gols, enquanto a atual equipe principal de Felipão foi às redes 80 vezes. Os artilheiros da seleção do penta eram Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho, com 37 gols cada, e Neymar comanda a equipe que busca o hexa, com 30 gols marcados.

Quando ampliamos a conta para todos os 23 convocados das duas seleções, os atletas de 2014, juntos, possuem quase 100 jogos a mais que a equipe de 2002: 644 contra 550. No entanto, mais partidas não significam mais bolas na rede, e o time do capitão Thiago Silva tem só dois terços dos gols do time de Ronaldo: 102 contra 149.

Se falarmos só de Copa do Mundo, as duas seleções de Felipão têm seis jogadores que já tiveram experiência no torneio anteriormente. Mas, em número de partidas jogadas no Mundial, vantagem para o time de 2002, com 29 jogos contra 20 da equipe atual.

Na média de idade, a diferença é pequena, mas novamente o time de 2014 é mais experiente. A média de idade dos jogadores que Luiz Felipe Scolari comandará é de 27,7 anos, contra 26,5 dos atletas que viajaram à Ásia há 12 anos.

No entanto, se a ‘experiência’ na seleção fosse garantia de sucesso, a seleção de 2010 teria um resultado melhor na África do Sul. Os titulares do time de Dunga, juntos, já tinham 596 jogos e 106 gols marcados pelo Brasil antes da Copa começar. Se expandirmos para os 23 convocados, são 863 partidas e 129 bolas na rede.(ESPN)

 

Artigo anteriorCampo Grande vai sediar feira internacional de transporte e logística
Próximo artigoSUFRAMA chama todos os aprovados no concurso público

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui