Infectologista alerta que cloroquina não deve ser usada para prevenir coronavírus

Em tempos de pandemia de coronavírus, é importante que a população se conscientize sobre a importância de não utilizar a cloroquina indiscriminadamente. De acordo com o médico infectologista de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, o medicamento não deve ser usado como opção para prevenir ou tratar casos do novo coronavírus (Covid-19).


O médico alertou que o uso profilático da cloroquina não é recomendado e vem sendo desestimulado por cientistas e pesquisadores. Lacerda também afirmou que os estudos com cloroquina, bem como com outros medicamentos, continuam sendo realizados no Amazonas

“A Associação Americana de Doenças Infecciosas publicou um guia de tratamento e manejo de pacientes com Covid. Nesse guia, eles são muito enfáticos em dizer que as pessoas só devem usar cloroquina ou azitromicina no ambiente de pesquisa. Elas têm que estar sendo monitoradas por um médico e sob um regime de pesquisa clínica para que se possa fazer o uso da medicação. O uso como profilático, não há qualquer evidência no planeta de pessoas que usam cloroquina não vão desenvolver forma grave ou não. A população tem que ficar atenta”, orientou Lacerda.

Marcus Lacerda reforçou que um dos primeiros lugares do mundo a começar o estudo da cloroquina nos pacientes graves foi o Amazonas, e que o estado tem tradição de pesquisa na Fundação de Medicina Tropical há mais de 40 anos. Ele destacou a importância do distanciamento social como mecanismo comprovadamente capaz de reduzir a proliferação do coronavírus.

Artigo anteriorSuposto assaltante é espancado até a morte no Centro de Manaus
Próximo artigoPrefeito interino assume decretando gastos acima de R$ 700 mil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui