Inscrições do Encceja Nacional 2018 começam dia 16 de abril

Foto: Divulgação

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deste ano terão início no próximo dia 16 de abril e seguirão até 27 deste mês. O exame é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. As provas acontecerão no dia 5 de agosto.


A participação é voluntária e gratuita, mas exige uma idade mínima para poder participar do exame. Para os interessados em obter a certificação de conclusão do Ensino Fundamental, é necessário ter 15 anos completos na data de realização do exame. Já os interessados na certificação de conclusão do ensino médio, é preciso ter 18 anos completos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) elabora, aplica e corrige as provas, mas a certificação é competência das Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia que tiverem assinado termo de adesão ao Encceja com o Inep.

No ato da inscrição, o participante precisa escolher a instituição certificadora na qual pretende solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência.

Certificação e declaração de proficiência – Os resultados individuais do exame permitem a emissão de dois documentos distintos: a certificação de conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a declaração parcial de proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

A inscrição e a realização das provas não garantem a certificação. Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que atingir, adicionalmente, no caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental; e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.

Provas – O exame conta com apenas 120 questões dentro das quatro áreas do conhecimento, que variam conforme o tipo de diploma que o candidato pretende obter.

Foto: Divulgação

Para o Ensino Fundamental, as provas serão compostas pelos seguintes componentes: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação; Matemática; História; Geografia e Ciências Naturais.

Já as provas do Ensino Médio conterão questões de Ciências Humanas; Linguagens e Códigos; Ciências da Natureza e Matemática.

O edital completo pode ser acessado no site: www.enccejanacional.inep.gov.br.

Cronograma – Inscrições – a partir das 10h de 16 de abril às 23h59 de 27 de abril

Atendimento por nome social – 30 de abril a 4 de maio

Provas – 5 de agosto pela manhã, às 9h; e à tarde, às 15h30 – horário de Brasília.

Artigo anteriorZFM e a indústria 4.0 – por Osíris Silva
Próximo artigoPolícia do AM prende trio responsável por mais de 80 mortes no Ceará

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui