Instalação de seção eleitoral no Vale do Javari é tema de documentário

Foto: Reprodução

A democracia está ao alcance de todo o eleitorado brasileiro, incluindo povos que habitam as regiões mais remotas do país. De 21 a 23 de setembro de 2021, a equipe de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acompanhou a instalação de uma seção eleitoral na aldeia Maronal, que vive na Terra Indígena do Vale do Javari, na fronteira do Brasil com o Peru, a mil quilômetros de Manaus (AM). A criação do novo local de votação deu origem ao documentário Seção 37: a urna chega ao povo Marubo, que já está no ar no canal do TSE no YouTube.

O filme retrata detalhes da operação montada para garantir o pleno exercício da cidadania à comunidade. O material, lançado nesta terça-feira, 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas, será exibido por 19 emissoras públicas de 12 estados e do Distrito Federal, e ficará à disposição de todos os exibidores interessados. Além das TVs públicas, outros 19 canais parceiros vão incluir o documentário na programação.

Foto: Reprodução

O vídeo foi produzido pela Secretaria de Comunicação e Multimídia (Secom) do TSE. A equipe de reportagem foi a última a visitar o Vale do Javari antes do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. “Eu me senti muito feliz e privilegiado em participar dessa missão. Ver a felicidade e a vontade dos indígenas em poder tirar o título de eleitor pela primeira vez foi simplesmente incrível e maravilhoso”, relatou Antonio Augusto, repórter fotográfico da Secom do TSE e integrante da equipe que fez o documentário.

O Vale do Javari é a segunda maior terra indígena demarcada do país e abriga diversos povos. A área tem 85.445 km2, e o deslocamento dos indígenas da aldeia Maronal – habitada por 425 integrantes do povo Marubo – para seções em outras aldeias no dia da eleição pode levar muitas horas, o que compromete o exercício do voto, principalmente para as mulheres. Daí a importância de instalar novas seções na região.

O novo local de votação fica na Escola Municipal José Rodrigues de Almeida, tem 122 pessoas do eleitorado cadastradas e vai receber votos pela primeira vez nas Eleições Gerais de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui