Instituto Mauá vence Grande Prêmio Petrobrás de Energia Sustentável

Premiação substituiu a tradicional Maratona de Eficiência Energética - Foto: Divulgação

São Paulo, maio de 2018 – Sempre presente em importantes competições de âmbito nacional, o Instituto Mauá de Tecnologia subiu ao pódio mais uma vez. A equipe do EcoMauá, formado por alunos e professores da instituição de ensino, foi premiada nas categorias Elétrica e Gasolina do Grande Prêmio Petrobrás de Energia Sustentável, que aconteceu de 23 a 27 de abril, no Kartódromo de Interlagos.
Os carros desenvolvidos pela instituição eram feitos de materiais leves, com massa reduzida, propulsores eficientes e baixa resistência ao rolamento, o que acabou diferenciando os modelos e trazendo vantagens em relação aos outros competidores.


Na categoria Elétrica, os veículos precisavam percorrer 8 voltas com uma velocidade média superior a 15km/h. O protótipo apresentado pela Mauá e vencedor da categoria foi fabricado de carbono e titânio principalmente. Sua estrutura leve possibilitou que, ao final da prova, o protótipo apresentasse um consumo de 81kJ, considerando a energia da bateria.

Já na categoria Gasolina, os carros precisavam percorrer 10 voltas na pista com uma velocidade média superior a 24km/h. O modelo desenvolvido pela universidade, feito principalmente de alumínio aeronáutico, fibra de carbono e carenagem em PET, alcançou uma marca de 217km/l ao final da prova, quando o tanque de gasolina é pesado novamente.

“A premiação serviu de incentivo para que os alunos da Mauá trabalhem cada vez mais nos carros, focados em manter esse mesmo rendimento nas próximas etapas e provas. Temos intenção de participar de outras competições neste ano e queremos estar cada vez mais preparados”, afirma o professor Ed Claudio Bordinassi, coordenador geral da equipe do EcoMauá do Instituto Mauá de Tecnologia.

Premiação substituiu a tradicional Maratona de Eficiência Energética – Foto: Divulgação

O Grande Prêmio Petrobrás de Energia Sustentável substituiu neste ano a Maratona de Eficiência Energética, prova que o Instituto Mauá de Tecnologia participou durante 11 anos, conquistando o bicampeonato nas categorias Etanol e Gasolina.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia
O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT promove o ensino científico-tecnológico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Há 56 anos, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento, especialização (MBA) nas áreas de Gestão, Design e Engenharia. O Centro de Pesquisas, há 52 anos, desenvolve tecnologia para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.

Artigo anteriorPlanejar para desenvolver – por Osíris Silva
Próximo artigoCriança morre agredida pelo padrasto, no Tarumã

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui