A capital amazonense recebe neste final de semana o Intercâmbio dos Centros de Referência e Desenvolvimento de Halterofilismo (CRDH). O evento, que vai contar com os técnicos da seleção brasileira da modalidade, Valdecir Lopes e Weverton Lima, inicia no sábado (24) e no domingo (25) às 9h, sendo que no primeiro dia no Auditório da Faculdade La Salle (Dom Pedro) e no segundo no Centro de Treinamento e Alto Rendimento da Amazônia, CTARA, localizado na Vila Olímpica de Manaus (Dom Pedro). A Ação recebe apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
O Intercâmbio é realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e tem como objetivo promover a modalidade. Nos dois dias, divididos por tema, os fisioterapeutas e técnicos falarão sobre o esporte no formato paralímpico. Entre os assuntos, estarão as deficiências dos atletas que a praticam, diferenças entre supino tradicional e de competição. Além disso, haverá debate com treinadores e atletas sobre métodos de treinos, técnicas utilizadas no banco de provas e até controle antidoping.
No sábado, às 10h, os presentes ainda assistirão a uma apresentação de dois jovens atletas da modalidade: Lucas Manoel dos Santos, medalhista de prata no Parapan de Jovens São Paulo 2017 na categoria até 49kg; e Vitor Afonso da Silva, que também representou o Brasil no Parapan, na categoria até 107kg. Antes de demonstrar a força que têm, os dois halterofilistas ainda contarão um pouco da experiência na modalidade.
“Esse ano, o País recebe cinco intercâmbio, dentre eles um em Manaus. No Brasil, existem oito centros, em funcionamento sete, e um é na região Norte. Esses Centros existem desde 2013, como preparação para grandes eventos, como as Paralimpíadas. Dessa forma o intercâmbio capacita, identifica, e preparara para 2020, não somente para o pessoa da área, mas para treinadores, professores, técnicos, massoterapeutas”, disse o coordenador do CRDH em Manaus, Getúlio Filho.

Ainda segundo Getúlio, outro principal objetivo do Intercâmbio e Centro de Referência é preparar, nos próximos dois anos, atletas que disputem o Circuito Caixa com condições de ficar entre os primeiros da modalidade de levantamento de peso. “Nossa expetativa é que mais de cinquenta pessoas participem e, com isso, possamos estar ainda mais aptos a trabalhar e desenvolver este esporte que vem dando resultados positivos para nosso Estado e País. Queremos estar nos principais circuitos do País e, até mesmo, nos mundiais”, disse.
O coordenador ainda relembrou dos bons resultados da delegação amazonense em junho deste ano, no Circuito Loterias Caixa de Natação e Halterofilismo (Para Powerlifting), em São Paulo. Pelo Halterofilismo, o paratleta Vitor Afonso (107Kg) abocanhou a medalha de prata, bateu seu próprio recorde e conquistou vaga na seleção, juntamente com Lucas Manoel (49Kg). Desta forma, ambos já estão classificados para disputar o Mundial da categoria em setembro, no México. Enquanto isso, Eduardo Dantas (49 kg), Daniel Ferreira (72 kg) e Vitor Afonso (107 kg) faturaram a medalha de prata e Vanessa Menezes (67 kg) ganhou medalha de bronze.
Intercâmbios
Os dois primeiros Intercâmbios foram realizados em Brasília, de 4 a 6 de abril, e em Natal (RN), de 26 a 28 de maio. Ao todo, serão cinco encontros. Depois de passar pela Terrinha Baré, a ação vai para São Bento do Sul (SC), de 28 a 30 de julho, e São Paulo (SP), de 23 a 25 de outubro.
No sábado, dia 24, o evento segue até às 17h e no domingo, 25, até às 11h. Cronograma em anexo.