IPAAM assina Termo de Ajustamento de Conduta com petrolífera Rosneft

Ana Aleixo (Ipaam) com representantes da Rosneft/Foto: Glecen Gaia

A subsidiária brasileira da petrolífera russa Rosneft vai assumir os passivos ambientais deixados pela PetroRio (antiga HRT), empresa que detinha as atividades de pesquisa e exploração de petróleo e gás na Bacia do Solimões, que abrange os municípios como Tefé e Carauari, no interior do Amazonas, respectivamente a 523 e 788 quilômetros de Manaus, em linha reta, compromisso anteriormente assumido com o IPAAM,   através do Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental (Taca) com o Ipaam, em 2016.
O termo de transferência foi assinado na manhã desta quarta-feira (5) pela diretora-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Ana Eunice Aleixo, e executivos da Rosneft e PetroRio.


A Rosneft comprou a participações dos blocos no Solimões da PetroRio em 2015 e, com isso, também assume os processos de licenciamento ambiental que tramitam no órgão.

Ana Aleixo (Ipaam) com representantes da Rosneft/Foto: Glecen Gaia

Os passivos se referem à recuperação ambiental das áreas que sofreram intervenção, como poços perfurados e supressão vegetal, executados pela empresa anterior. A partir do Taca, a Rosneft se compromete em executar, sob supervisão do Ipaam, um Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) que deve levar três anos para ser concluído.

“As atividades que a HRT fez no passado geraram um passivo ambiental e agora a Rosneft assume e passa a restaurar as áreas”, explicou a diretora-presidente do Ipaam, Ana Aleixo.

A Rosneft é a quinta maior petroleira do mundo e este ano deu início à perfuração do primeiro poço na Bacia do Solimões, a partir de licença prévia emitida pelo órgão ambiental.

O termo será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) este mês.

Artigo anteriorDesembargador indefere pedido de liminar contra aumento do ICMS
Próximo artigoCCJ do Senado aprova imprescritibilidade do crime de estupro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui