Ipaam e BPAmb apreenderam mais de mil metros cúbicos de madeira em Berurí

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) por meio da gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa) em ação conjunta com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) apreenderam na última segunda-feira (06), mais de mil metros cúbicos de madeira em toras no município de Berurí, na região do rio Purus, a 173 km de distância de Manaus em linha reta. A apreensão contou ainda com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do grupamento de Polícia Militar de Berurí.


A fiscalização encontrou as toras agrupadas em jangadas depois de denúncia anônima feita ao órgão que relatava que as madeiras estavam sendo conduzidas por embarcações descendo o rio Purus, nas imediações da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus, e também nas proximidades da comunidade Surara em jangadas organizadas à deriva ao longo do rio.

As toras estavam agrupadas em jangadas.
As toras estavam agrupadas em jangadas.

Segundo informações de comunitários as embarcações abandonaram as jangadas ao suspeitarem que a fiscalização do Ipaam e do Batalhão de Policiamento Ambiental estivessem na comunidade. Ao todo foram apreendidas mais de 750 toras de diversas espécies florestais, onde a Secretaria de Ação Social de Berurí ficou como depositária até que seja dado pelo Ipaam um destino final a madeira.

Vale ressaltar que a autoria do ilícito ambiental ainda é desconhecida até o momento, mas está sendo investigada pelo Ipaam e BPAmb para que sejam adotados os procedimentos administrativos cabíveis referente à autuação.

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas tem realizado em parceria com o Batalhão de Policiamento Ambiental inúmeras fiscalizações no estado com o intuito de coibir a prática de ilícitos ambientais. Essas ações devem se intensificar no decorrer do ano, principalmente na região metropolitana e no sul do estado. Vale lembrar que a população pode fazer denúncias por meio dos telefones (92) 2123-6715 e 2123-6729 ou ainda diretamente no órgão.

Foram apreendidas mais de 750 toras de diversas espécies florestais.
Foram apreendidas mais de 750 toras de diversas espécies florestais.
Artigo anteriorLa Salle conquista Copa Aberta de Voleibol Feminino
Próximo artigoEm Manaus, homem se enforca após estuprar e estrangular enteada de 8 anos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui